A criação de uma nova liga está gerando movimentações dos clubes em maior evidência no Brasil. Nos últimos dias, uma boa parte dos times de maior expressão aceitaram se reunir para avaliar a proposta do BTG Pactual e da Codajás Kapital pelo novo campeonato nacional.
De acordo com o jornalista Lauro Jardim, presidentes e vices de 12 dos maiores clubes do Brasil estiveram em São Paulo na última quinta-feira (24) para presenciarem uma reunião com os possíveis investidores. São eles: Flamengo, Vasco, Fluminense, Palmeiras, Santos, São Paulo, Bragantino, Corinthians, Grêmio, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro.
A ideia dos times é de primeiro formalizar a liga para depois ter a parceria do BTG, que cuidará da captação de investidores para o projeto. A expectativa de arrecadação é de cerca de US$ 1 bilhão.
Clubes emergentes também poderão ser aceitos na liga. Outra reunião entre os representantes dos doze clubes será feita no dia 17 de março.
Recentemente, outros 10 clubes se uniram e criaram uma outra frente, chamada “Forte Futebol”, para tentarem desconcentrar o poder de decisão dos doze maiores.
O Brasileirão vem sendo disputado da mesma forma como é atualmente desde 1971. Em todo este tempo, a CBF esteve à frente da competição. Agora, a entidade tenta impedir a criação da nova liga.