Um dos sobreviventes da tragédia do Ninho do Urubu em fevereiro de 2019, o goleiro Francisco Dyogo participou do treino de hoje (22) da seleção brasileira principal na Granja Comary, em Teresópolis. Ele atua nas categorias de base do Flamengo e foi chamado para completar a atividade comandada pelo preparador de goleiros Taffarel.
Francisco Dyogo treina ao lado de Alisson e Weverton, convocados pelo técnico Tite. O terceiro goleiro seria Ederson, mas ele foi cortado da lista na segunda-feira por causa de um quadro delicado de gastroenterite. O substituto é Everson, do Atlético-MG, que se apresenta já no Rio de Janeiro, hoje (23), depois da semifinal do Campeonato Mineiro, contra a Caldense.
Francisco Dyogo tem 18 anos e está no primeiro ano da categoria sub-20 do Flamengo. Ano passado ele foi destaque no sub-17 e chegou a ser convocado para a seleção brasileira da idade sob o comando do técnico Paulo Victor Gomes. Ele tem contrato profissional com o clube do Rio de Janeiro desde março de 2020.
O jovem goleiro tem uma tatuagem com a inscrição “Garotos do ninho – 08.02.19” e uma cruz. É uma homenagem às dez vítimas do incêndio no alojamento dos jogadores da base do Flamengo no Ninho do Urubu. Francisco Dyogo, à época com 15 anos, Cauan Emanuel, com 14, e Jhonata Ventura, com 15, ficaram feridos e tiveram de ser internados após o incidente.
Na seleção, ele completa os dois próximos treinos antes da partida de quinta-feira (24), às 20h30, contra o Chile, pela 17ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar.
Retirado de: UOL