No inicio da manhã desta terça-feira (05 de abril), a torcida do Flamengo foi pega de surpresa com a informação de que o jogo diante do Sporting Cristal poderia ser cancelado. Tal situação justifica-se pois Pedro Castillo (presidente do Peru), decretou estado de emergência na cidade de Lima. E logo após o decreto, o ministro da Justiça conversou com a imprensa e afirmou que o jogo do Flamengo não seria disputado:
— Vai ter que ser remarcada. Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país.
Todavia, a Conmebol não recebeu tal informação com bom grado e tratou de agendar uma reunião com as autoridades locais e alguns dirigentes do Sporting Cristal.
Basicamente, a reunião serviu para convencer o Sporting Cristal de sediar o duelo sem nenhum torcedor nas arquibancadas. Inicialmente, o clube peruano foi contra, mas acabou cedendo. A resistência ocorreu pois cerca de 70% da capacidade do estádio Estádio Nacional do Peru já havia sido comercializada.
Já nas redes sociais, a Conmebol fez questão de realizar uma publicação para confirmar o jogo. Veja abaixo o post:
🇵🇪⚽🇧🇷 Em Lima, cidade onde chegou à #GloriaEterna pela última vez, o @Flamengo estreia no Grupo H da CONMEBOL #Libertadores diante do @ClubSCristal.
🤩 Finalistas na última edição, os rubro-negros não perdem como visitantes na Copa há 8️⃣ jogos. pic.twitter.com/oWRtxBRk63
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) April 5, 2022