Logo em sua chegada no Mais Querido, Paulo Sousa pediu a contratação de um goleiro. O acordo por Santos aconteceu no último dia possível para transações antes da Libertadores.
Agora com o ex-Athletico no time, o técnico adotou o esquema de rodízio para Santos e Hugo. O atleta mais experiente está sendo acionado para as copas, enquanto o camisa 45 é escalado para os jogos do Campeonato Brasileiro.
A opção do treinador divide opiniões entre os torcedores, que gostariam de ver mais do arqueiro recém-chegado, e até mesmo Diego Alves. No entanto, o comentarista Rodrigo Bueno, da ESPN, afirmou que a medida adotada pode ser boa para Hugo, que pode ganhar mais experiência.
— Como faço muito futebol europeu já estou acostumado com essa história de goleiro de copa e de campeonato. O Santos foi muito bem sucedido no Athletico-PR em Copa Sul-Americana, torneios internacionais, jogou decisão de Recopa. Está acostumado com esse tipo de competição.
— Então manteria o Santos, que pra mim é o goleiro com melhor nível no Flamengo neste momento nas competições de copa, principalmente Libertadores, pela experiência internacional que adquiriu. No caso do Hugo, que fez uma boa partida contra o São Paulo pelo Brasileirão, acho que ele pode muito bem representar o Flamengo no Campeonato Brasileiro.
Seguindo esta lógica, espera-se que Santos seja titular na partida desta noite contra a Universidad Católica. O duelo será válido pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores, e ocorrerá às 19h (horário de Brasília), no San Carlos de Apoquindo.