Por opção de Paulo Sousa, João Gomes, mesmo pendurado na última rodada da fase de grupos da Libertadores, começou jogando em Flamengo x Sporting Cristal. Dessa forma, o volante acabou levando cartão amarelo no primeiro tempo ao tentar desarmar um adversário no meio-campo. Apesar de ter acertado a bola, o árbitro julgou que o movimento do camisa 35 acabou sendo arriscado, algo que justificou a punição.
Sendo assim, Paulo Sousa, que poderia ter poupado João Gomes, foi detonado por torcedores do Flamengo. Na atual temporada, o jovem vem ganhando uma importância cada vez maior e será uma ausência importante na sequência da Libertadores. Sendo assim, uma das críticas partiu de Renato Maurício Prado, jornalista que não perdoou a escolha do treinador. Agora, a tendência é que o Flamengo tenha Thiago Maia e Willian Arão no primeiro confronto do mata-mata.
— Cartão amarelo pro João Gomes. Fora do primeiro jogo do mata-mata. Parabéns pela sua burrice, Paulo Sousa! Não há rigorosamente nenhuma explicação pra ter escalado o João Gomes hoje. Nenhuma! Botasse o Diego, o Daniel Cabral, o Andreas, qualquer um. É muita estupidez junta!, disparou.
Retirado de: Torcedores