Na manhã desta segunda-feira (13 de junho), a Comissão Disciplinar da Conmebol definiu que irá punir o Flamengo. A sanção foi aplicada devido as infrações ao Código Disciplinar na partida com o Sporting Cristal. O jogo contra a equipe peruana, pela 6ª rodada da fase de grupos, foi disputado no Maracanã, no dia 24 de maio. Na ocasião, o Mais Querido venceu pelo placar de 2×1. Pedro e Isla marcaram para o rubro-negro.
O clube carioca foi enquadrado no seguinte artigo: “supostos comportamentos incorretos ou inapropriados dos torcedores”, entre eles: invasão de campo; lançamento de objetos; e presença fogos de artifício. Todavia, a confederação não divulgou muitos detalhes, ou seja, não será possível saber com exatidão por qual dos motivos acima o time da Gávea foi punido.
Sobre a punição propriamente dita, o Flamengo terá que desembolsar 8 mil dólares. Na cotação atual, tal quantia representa 40 mil reais. Vale destacar que esta não é a primeira vez que o Flamengo é punido pela Conmebol. Pelo mesmo motivo, o Fla já havia sido punido devido ao jogo contra o Talleres. A única diferença, é que o valor da multa foi um pouco mais baixo: 5 mil dólares (25 mil reais).
Próximo jogo do Flamengo
O próximo jogo do Flamengo na Libertadores está agendado para o dia 29 de junho. O adversário do Mengão será o Tolima. O primeiro jogo das oitavas de final será disputado na Colômbia, enquanto o segundo, e decisivo confronto, será sediado na cidade do Rio de Janeiro, mas precisamente, no estádio do Maracanã.