A relação entre Flamengo e Maracanã não tem sido muito harmônica ultimamente. Os termos de concessão propostos pelo governo do Rio de Janeiro não agradam o clube da Gávea, que começa a pensar em uma outra alternativa.
As novidades no contrato de concessão do Estádio Mário Filho ainda não foram lançadas no edital, mas já incomodam o Rubro-Negro. Os dirigentes do Flamengo possuem boa relação com Cláudio Castro, Governador do Rio de Janeiro.
Contudo, o clube da Gávea vem tendo uma série de desentendimentos com a Casa Civil, pasta responsável pela licitação. O desconforto mais recente aconteceu na semana passada, quando houve a determinação de que o estádio deveria ser liberado ao Vasco para a partida contra o Sport, pela Série B.
Ainda sobre o caso, o Flamengo, inclusive, possui um laudo técnico atestando que o excesso de jogos no campo trará danos irreversíveis ao gramado. Temendo novas interferências do governo nas decisões de Flamengo e Fluminense sobre o Maracanã, o Mais Querido está começando a considerar a construção de seu próprio estádio. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornal O Globo.
Nesta semana, Rodolfo Landim, presidente do Mengão, agendou uma reunião com Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro. O tema do encontro é justamente a viabilidade de conseguir a concessão do Parque Olímpico.
Neste caso, além da mudança de local, a torcida rubro-negra contaria com outra novidade: a capacidade do novo palco. Diferentemente de como acontece no Maracanã, o novo estádio contaria com a redução de 60 para 40 mil pessoas. Assim, o Fla utilizaria o Maracanã apenas em jogos de maior expressão.