Conhecido mundialmente pela qualidade técnica de seus jogadores e pela grandeza de sua torcida, o Flamengo é um dos clubes mais tradicionais do Brasil. Por conta de suas proporções, diversos jogadores, brasileiros ou não, citam em entrevistas o desejo e a satisfação por um dia defender o Manto Sagrado.
Uma das pessoas que já teve a oportunidade de atuar pelo clube e receber o carinho da torcida no Maracanã é o argentino Alejandro Mancuso. Em participação no ESPN FC, o ex-jogador contou que teve problemas na época em que jogou no clube, mas nada se compara à emoção de entrar em campo no Maraca sob o apoio da Nação.
— Quando você coloca essa camisa do Flamengo… é uma camisa muito forte, do nível de Seleção Brasileira. Para mim era muito importante. Não recebia em dia, tinha muita dificuldade, mas jogar no Maracanã e colocar a camisa do Flamengo, para mim, foi sensacional. A melhor coisa que aconteceu na minha carreira. Não sei se vocês têm a dimensão do que o Flamengo, no mundo, representa.
O atleta atuou como volante e defendeu o Mais Querido entre 1996 e 1997. E até hoje o clube da Gávea atrai jogadores estrangeiros, que desejam ter a oportunidade de sentir a emoção da Nação no Maracanã.
Do atual elenco, Vidal é o principal exemplo disto. O chileno nunca escondeu seu sonho em jogar no Mengão e se declara torcedor do clube. Além dele, o Fla hoje conta com outros três atletas estrangeiros, todos eles a nível de seleção.
O mais experiente na atual equipe é Arrascaeta, ídolo da torcida rubro-negra e anfitrião do clube para o compatriota Guilhermo Varela e os demais recém-chegados Vidal e Erick Pulgar, que fazem a dupla de volantes na Seleção Chilena.