Os resultados do Flamengo em 2022 elevaram o clube em âmbito continental mais uma vez e deram boas perspectivas para o próximo ano. As conquistas das copas trouxeram entradas expressivas nos cofres rubro-negros, dando espaço para a manutenção do atual elenco e até mesmo de investimentos em reforços.
Além disso, as vitórias nas finais também carimbaram o passaporte rubro-negro para outras quatro competições. Por ter vencido a Copa do Brasil, o Flamengo já tinha garantido sua presença na Libertadores e na Supercopa na próxima temporada.
A lista aumentou no final de semana, quando o clube assegurou sua vaga nas disputas da Recopa Sul-Americana e no Mundial de Clubes após vencer o Athletico-PR e se tornar tricampeão na Libertadores.
Para completar a agenda, o Flamengo também irá participar do Brasileirão, da Copa do Brasil e do Carioca. Sendo assim, o Rubro-Negro garantiu presença em todas as competições possíveis e disputará nada menos do que sete competições em 2023.
Com a agenda bastante cheia, o clube precisará de um bom planejamento para dar conta de todos os compromissos e de boas opções no elenco, o que neste ano proporcionou duas escalações funcionais para a equipe.