Alguns dos contratos do Flamengo estão próximos a expirar, e o clube já mapeia o mercado em busca de reforços para a próxima temporada. Um dos nomes cogitados pelo Mais Querido é Claudinho, ex-Bragantino.
O meia de 25 anos foi negociado pelo clube paulista ao Zenit, da Rússia, em agosto de 2021 por 15 milhões de euros. Desde então, Claudinho tem feito boas partidas e rapidamente se tornou destaque no Campeonato Russo.
Dado o sucesso do jogador na Rússia, de acordo com o jornalista Julio Miguel Neto, a única forma que o Flamengo teria de trazer o atleta para sua equipe seria pelo mecanismo da Fifa por conta da guerra entre Rússia e Ucrânia. Neste caso, o atleta ficaria no Fla por um ano.
Vale destacar, no entanto, que Claudinho não pretende acionar o mecanismo. O jogador teria interesse em retornar ao futebol brasileiro por uma temporada, mas somente se o Zenit liberar. Os russos, por sua vez, não pretendem ceder um de seus melhores atletas.
Sabendo das dificuldades para contratar o brasileiro, o Flamengo avalia suas demais opções no mercado. A janela de transferências internacionais abre em janeiro de 2023.