O técnico Tite anunciou nesta segunda-feira (7) a lista final dos 26 jogadores brasileiros convocados para a disputa da Copa do Mundo no Catar. A presença do experiente lateral-direito Daniel Alves causou grande repercussão, e até revolta em alguns torcedores. O jogador, inclusive, é um dos nove atletas da convocação do Brasil que não estão no álbum oficial do mundial.
Ao todo, o álbum produzido pela Panini conta com apenas 18 atletas. Entre os escolhidos, apenas o meia Philippe Coutinho não foi convocado para a disputa da Copa do Mundo. A princípio, havia grande expectativa para a presença do jogador no Catar por se tratar de um homem de confiança do técnico Tite. Contudo, o atleta se lesionou às vésperas da convocação.
O álbum conta com os goleiros Alisson e Éderson; Danilo e Alex Sandro nas laterais; os zagueiros Éder Militão, Thiago Silva e Marquinhos; Fred, Paquetá, Fabinho, Casemiro e Philippe Coutinho no meio-campo; e, por fim, Vinícius Júnior, Richarlison, Gabriel Jesus, Antony, Neymar e Raphinha no ataque.
Considerando os atletas convocados para a disputa da Copa, ficaram de fora outros oito jogadores além de Daniel Alves. São eles: Weverton, Bremer, Alex Telles, Bruno Guimarães, Everton Ribeiro, Rodrygo, Pedro e Gabriel Martinelli.
Tite explica presença de Daniel Alves:
Em entrevista coletiva logo após o anúncio da convocação, Tite explicou a convocação de Daniel Alves. O lateral de 39 anos não faz uma boa temporada pelo Pumas, do México, e não atua desde 23 de setembro. Entretanto, o treinador justificou que a escolha do atleta passou pela qualidade técnica, física e mental.
— O critério do Daniel Alves é o critério de todos. Ele premia qualidade técnica individual, premia seu aspecto físico e traz seu aspecto mental. Tal qual os outros. Alguns com mais de uma qualidade, outros com mais de outra, destacou Tite.
Perguntado sobre as críticas em relação a convocação de Daniel Alves, Tite ignorou:
— Eu não vim aqui para agradar as pessoas no Twitter, que eu nem sei que percentual do povo brasileiro representa. Eu respeito opiniões divergentes, mas eu não estou aqui para convencer todas as pessoas. Só quero dar dados informativos para que as pessoas democraticamente formem a própria opinião. Agora, opinião cada um tem a sua e todos tem o meu respeito.
Retirado de: Torcedores