O caminho da superação das adversidades para a chegada no topo da América e também a conquista da Copa do Brasil foi longo. O Flamengo precisou colocar a casa em ordem e reascender a fome de vitórias para que o elenco voltasse a trazer resultados.
Além do clube, um dos principais responsáveis pela virada de jogo do time, Dorival Júnior também passou por um momento difícil. Em 2019, o técnico foi diagnosticado com câncer de próstata e chegou a fazer cirurgia por conta da doença.
Ele ficou afastado das atividades esportivas por cerca de um ano e meio e pôde retornar ao trabalho neste ano, quando assumiu o Ceará. Logo depois, o treinador foi procurado pelo Flamengo e aceitou a proposta de comandar o elenco rubro-negro novamente.
Após receber o prêmio Mesa Redonda, Dorival Júnior foi questionado sobre o processo de retorno ao futebol e a superação da doença. O técnico mencionou os momentos difíceis passados e se emocionou bastante, indo às lágrimas.
— Não é fácil. Acredito que todos aqui passaram e passam por momentos instáveis na vida, inseguranças, incertezas. Mas, graças a Deus, para mim foram momentos importantes, de um crescimento pessoal e profissional interessantíssimo.
Embora o documento ainda não tenha sido assinado, as negociações pela renovação entre Flamengo e Dorival Júnior estão avançadas. O técnico se reunirá em breve com o clube para acertar os pormenores e assinar o novo vínculo, que terá duas temporadas de duração.