O Flamengo sabe que terá agenda cheia em 2023. Por conta das conquistas deste ano, o clube garantiu presença em nada menos do que sete competições para a próxima temporada.
Agora o clube trabalha para reduzir ao máximo o desgaste da equipe e planejar um esquema de logística que beneficie o elenco na medida do possível. Enquanto isso, a Conmebol e a Concacaf (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe) estudam a interação dos clubes do continente.
De acordo com o jornal mexicano “Récord”, as conversas entre as entidades estão avançadas e um anúncio deve ser feito em janeiro. Ainda não se sabe se os times do Campeonato Mexicano (Liga MX) e do Campeonato Norte-Americano (MLS) se juntarão à Libertadores ou se um novo torneio será criado.
Vale destacar que a ideia inicial não é de integrar os clubes da Concacaf na Libertadores, mas criar uma espécie de “Super Taça” ou até mesmo uma nova competição. O principal intuito das entidades é de fortalecer a preparação das equipes e trazer novos desafios aos clubes.