Vítor Pereira retorna ao Brasil com o desafio de acertar setor defensivo do Flamengo com desfalques

Equipe técnica conversa com o elenco rubro-negro em treino (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo retornou ao Brasil do Marrocos com a medalha de bronze e várias questões para solucionar na equipe. Além das fragilidades táticas com as quais o elenco já lidava antes de viajar, Vítor Pereira tem novos desafios para superar neste começo de temporada.

O setor defensivo é o que mais vem sofrendo nos primeiros jogos e chegou a ser vazado onze vezes, contando as atuações do time principal e do alternativo. Deste montante, nove gols foram sofridos em partidas decisivas (Palmeiras, Al Hilal e Al Ahly).

Todo este cenário passa pelas dificuldades defensivas encontradas neste começo de ano. E os problemas vão empilhando na lista de afazeres do treinador português.

A lateral-direita segue sem uma referência em definitivo e varia entre Matheuzinho e Varela nas partidas. Léo Pereira sofreu lesão na partida contra o Al Hilal e ficará afastado por algumas semanas. Filipe Luís também lesionou e não entrou em campo no Mundial de Clubes.

Santos também balançou neste período. O goleiro sofreu um número alarmante de gols e teve algumas atuações questionáveis. Ele, inclusive, defendeu seu primeiro pênalti com a camisa do Flamengo na partida contra o Al Ahly.

David Luiz precisou ser substituído na disputa pelo terceiro lugar por conta de dores no tendão de Aquiles e será reavaliado no Brasil. Vale lembrar ainda que Rodrigo Caio está retornando de lesão e entrou em campo apenas uma vez em 2023.

O saldo positivo do setor no Mundial de Clubes foi Ayrton Lucas. O lateral-esquerdo atuou com confiança em ambos os jogos e manteve o nível apesar da desorganização coletiva vista nas duas partidas.

Além dele, Fabrício Bruno mostrou ser um bom recurso para o time. O zagueiro foi acionado no duelo que Léo Pereira não pôde entrar em campo e teve participação positiva contra o Al Ahly.

O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira (15) para dar sequência no estadual. O Mais Querido encontra o Volta Redonda às 21h10 (horário de Brasília) no Raulino de Oliveira mirando a vitória.