O sucesso de Jorge Jesus no Flamengo e Abel Ferreira no Palmeiras abriu ainda mais portas para os técnicos portugueses no futebol brasileiro. Com os Estaduais próximos do fim e o Brasileirão batendo na porta, oito equipes que vão disputar o torneio são comandadas por técnicos portugueses.
Até o início da competição a situação pode mudar, mas, no momento, os dados são esses. O último a ser contratado foi o técnico Pepa, que substituirá Paulo Pezzolano no Cruzeiro. Sendo assim, veja a lista dos treinadores lusitanos que devem iniciar o Campeonato Brasileiro a frente das equipes:
- Renato Paiva (Bahia);
- Luis Castro (Botafogo);
- Antonio Oliveira (Coritiba);
- Pepa (Cruzeiro);
- Ivo Vieira (Cuiabá);
- Vitor Pereira (Flamengo);
- Abel Ferreira (Palmeiras);
- Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino).
Entre os oito nomes, alguns estão ameaçados pelo desempenho nos Estaduais, como Vítor Pereira, Ivo Vieira, Antonio Oliveira e Renato Paiva. Até o momento, todos seguem empregados em seus clubes, mas a posição final nas competições pode ocasionar uma saída.
Em paralelo, Pepa é recém-chegado e Abel Ferreira segue no Palmeiras e soberano no futebol brasileiro. O português chegou em sua 12ª final desde que foi contratado e busca mais uma vez o título do Paulistão. Enquanto isso, Vítor Pereira classificou o Flamengo para final do Carioca e busca seu primeiro título no país.
Retirado de: Mercado do Futebol