A vitória sobre o Athletico na final da edição passada proporcionou o tricampeonato do Flamengo na Libertadores e algumas consequências. O Rubro-Negro pôde participar do Mundial de Clubes – onde não teve o desempenho esperado – e também está garantido no grupo A da fase de grupos da Libertadores, além de não precisar participar das fases preliminares da competição.
Além do Flamengo, outros seis brasileiros também participarão desta etapa da competição. São eles: Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Fluminense, Internacional e Palmeiras.
O sorteio da fase de grupos da Libertadores acontece às 21h (horário de Brasília), em Luque, no Paraguai. A transmissão do evento estará disponível na TV aberta no SBT. Em canal fechado, SporTV e ESPN farão a cobertura do sorteio, que também será transmitido em streaming pelo Star+.
Regras do sorteio
Nesta etapa, os clubes do pote 1 serão os cabeças de chave dos oito grupos. O Flamengo obrigatoriamente ficará no grupo A por ser o atual campeão da competição. Os demais serão definidos de acordo com a ordem do sorteio.
Quanto aos potes dois, três e quatro, a definição do grupo de destino terá uma única orientação: dois clubes do mesmo país não podem ficar no mesmo grupo. Neste caso, a equipe sorteada irá para o próximo grupo disponível.
A exceção da regra vai para os clubes classificados pela pré-Libertadores. Sendo assim, o único brasileiro que o Flamengo tem chances de enfrentar na fase de grupos é o Atlético-MG, que está qualificado pelas fases preliminares da competição.
Potes
Pote 1:
- Flamengo (Brasil)
- River Plate (Argentina)
- Palmeiras (Brasil)
- Boca Juniors (Argentina)
- Nacional (Uruguai)
- Athletico-PR (Brasil)
- Independiente del Valle (Equador)
- Olimpia (Paraguai)
Pote 2:
- Libertad (Paraguai)
- Atlético Nacional (Colômbia)
- Internacional (Brasil)
- Barcelona (Equador)
- Racing (Argentina)
- Corinthians (Brasil)
- Colo Colo (Chile)
- Fluminense (Brasil)
Pote 3
- Bolívar (Bolívia)
- The Strongest (Bolívia)
- Melgar (Peru)
- Alianza Lima (Peru)
- Argentinos Juniors (Argentina)
- Metropolitanos (Venezuela)
- Aucas (Equador)
- Monagas (Venezuela)
Pote 4:
- Liverpool (Uruguai)
- Deportivo Pereira (Colômbia)
- Ñublense (Chile)
- Patronato (Argentina)
- Atlético-MG (Brasil)
- Sporting Cristal (Peru)
- Cerro Porteño (Paraguai)
- Independiente Medellín (Colômbia)