O Flamengo estreou na Libertadores com derrota para o Aucas, que faz sua primeira participação na história da competição. O duelo contou com mais uma escalação alternativa de Vítor Pereira e escolhas que não funcionaram contra um adversário que soube explorar as falhas rubro-negras.
Após o jogo, Everton Ribeiro atendeu os jornalistas e falou sobre as estratégias do Mais Querido para o jogo. O capitão do Fla contou que Vítor Pereira instruiu a equipe a manter a posse de bola, mas que ficou mais complicado se ater às ideias depois da mudança de postura do Aucas.
— O Vítor já tinha pedido pra gente manter a posse de bola. Conseguimos fazer no primeiro tempo. Só que a postura do adversário mudou no segundo tempo. Teve mais espaço pra gente, mas erramos um pouco mais na frente. Aqui a gente sabe que é difícil.
Assim como reconheceu Everton Ribeiro, o Aucas mudou sua postura no segundo tempo e reverteu a situação da primeira parte. Com o time da Gávea já cansado, os donos da casa exploraram a queda de rendimento do Fla no segundo tempo e encontraram espaços para se infiltrarem no setor defensivo e marcar dois gols.
O resultado foi a quebra de uma sequência de invencibilidade do Flamengo em estreias fora de casa na Libertadores e a necessidade de melhorar seus resultados nas próximas rodadas para se classificar para o mata-mata do torneio.
Antes de pensar na segunda rodada da Libertadores, o Rubro-Negro precisa focar na decisão do Carioca. Embora tenha garantido a vantagem de dois gols no jogo de ida, o Flamengo precisa se concentrar para se manter à frente do rival e conquistar a taça do estadual.
O clássico decisivo pela final do Carioca acontece no domingo (09), às 18h (horário de Brasília), no Maracanã.