Fábio x Arrascaeta: hoje rivais em Fluminense e Flamengo, atletas têm passado de conquistas na Copa do Brasil

Arrascaeta em jogo do Flamengo contra o Vasco no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O confronto inédito entre Fluminense e Flamengo nesta terça-feira (16), às 21h pelas oitavas de final Copa do Brasil trará um sabor ainda mais curioso para Fábio e Arrascaeta. Pela primeira vez na história do torneio, os dois estarão em lados opostos no Maracanã.

Após terem vivido juntos a euforia dos títulos da Copa do Brasil de 2017 e 2018 pelo Cruzeiro, cada um tentará usar sua experiência de alguma forma no Fla-Flu. No Tricolor das Laranjeiras, o goleiro de 42 anos tem o desafio de conter o poderio ofensivo adversário. Destaque rubro-negro, o meia de 28 anos buscará investidas para municiar o setor ofensivo.

Ídolo do Flamengo

Em 2015, Arrascaeta chegou ao futebol brasileiro e logo despontou com a camisa do Cruzeiro. Em quatro anos, levou a torcida celeste ao delírio com o bicampeonato da Copa do Brasil em 2017 e 2018, além de 49 gols e 23 passes em 186 jogos no grupo que contava com o atual tricolor Fábio. Em 2019, porém, fez as malas para a Gávea e em poucos meses viveu um ano mágico sob o comando de Jorge Jesus.

O meia hoje é referência da geração que tem um bicampeonato da Copa Libertadores e um bicampeonato do Brasileirão. Arrascaeta também chega a este Fla-Flu tendo na boca o gosto recente de outro título da Copa do Brasil, desta vez com cores rubro-negras, na edição de 2022.

Só que o camisa 14 atualmente lida com um momento desafiador. Uma lesão no adutor da coxa esquerda o tirou por um mês dos gramados (perdendo inclusive as finais do Carioca). Ainda há desafios para reencontrar seu ritmo de jogo ideal.

Em campo, o uruguaio vive apenas as primeiras partidas sob o comando de Jorge Sampaoli. De qualquer forma, o treinador reconhece o talento que tem em seu elenco e já chamou o meia de “diferente”, capaz de decidir a partida com apenas uma bola. À procura do lance decisivo, Arrascaeta entra em campo para tentar se superar em um Fla-Flu com a dimensão da Copa do Brasil.

Busca por títulos no Fluminense

Bicampeão brasileiro e da Copa do Brasil pelo Cruzeiro, Fábio fez 976 jogos pela equipe mineira (recorde na história da Raposa). O goleiro trouxe sua experiência para as Laranjeiras no início de 2022. Após saída conturbada do clube celeste, Fábio teve um início oscilante, mas gradativamente comprovou no Fluminense que mantém sua segurança na meta aprimorada. O goleiro experiente foi crucial no bicampeonato estadual.

Mais tarde, sob o comando de Fernando Diniz, o camisa 1 cresceu junto com o time nesta temporada e também tem conseguido atuações firmes na Copa Libertadores. Na partida mais recente dos tricolores na competição continental, a firmeza do goleiro conteve o bombardeio do River Plate e garantiu o empate na etapa inicial. Posteriormente, o Fluminense deslanchou e sacramentou a sua goleada por 5 a 1.

Além do retrospecto recente da equipe tricolor em Fla-Flus, o jogador de 42 anos também tem levado a melhor no “duelo à parte” com seu ex-companheiro. Fábio ainda não sofreu gols de seu antigo colega de Cruzeiro.

Com o Fla-Flu chegando pela primeira vez à Copa do Brasil, Fábio tem a chance de mostrar sua força “copeira” e assegurar que o Fluminense tenha condições de vencer um capítulo histórico do clássico.

Retirado de: Lance