LDU (EQU) e Flamengo se enfrentaram na noite desta quarta-feira (24), no estádio Casa Blanca, pela quinta rodada da Copa Conmebol Libertadores. Tendo que suportar a altitude de Quito, a equipe carioca jogou mal, levou a virada dos equatorianos e, de quebra, perdeu a oportunidade de antecipar classificação para as oitavas do torneio continental.
Agora, para chegar à fase de mata-mata da competição, o Rubro-Negro precisará pontuar diante do Peñarol (URU), em Montevidéu.
RESUMO DO JOGO:
A primeira etapa começou com o Flamengo tendo dificuldades para construir as jogadas. A altitude de 2.850 m claramente influenciava na maneira de jogar do Rubro-Negro.
Abel novamente optou por manter Gabriel Barbosa na ponta direita, enquanto Bruno Henrique desempenhava a função de centroavante. Dessa maneira saiu o gol da equipe carica, aos 18 minutos. Pará recebeu na direita e cruzou na medida para o camisa 27 cabecear e abrir o placar no estádio Casa Blanca, marcando o seu primeiro gol na competição continental.
Sentindo o golpe e precisando do resultado para manter as chances de classificação, a LDU chegou com muito perigo aos 22 minutos. Cruz recebeu sem marcação pela esquerda e descolou ótimo cruzamento rasteiro para Jhojan Julio, que chegou sozinho para finalizar, mas bateu longe do gol defendido por Diego Alves.
Mais perigoso em campo, a equipe da casa teve outro lance importante para empatar, aos 34. Intriago cobrou falta pela direita, e Quintero conseguiu desviar de cabeça, mas a bola passou acima da meta de Diego Alves, não dando perigo ao goleiro rubro-negro.
O bom momento da LDU na partida foi interrompido pela ótima chegada do clube do Gávea aos 44 minutos. Everton Ribeiro recebeu de Arão e chutou rasteiro da entrada da área. A bola, porém, bateu na trave do experiente goleiro Gabbarini.
Com menos posse de bola e praticamente saindo para o jogo somente através de contra-ataques, o Flamengo levou duro golpe aos 48, antes do intervalo. A defesa rubro-negra dormiu, e Anangonó recebeu longo lançamento do campo de defesa, ficando cara a cara com Diego Alves. O centroavante manteve a calma e bateu entre as penas do goleiro do Fla, deixando tudo igual em Quito.
Com postura mais reativa, o Rubro-Negro iniciou a etapa complementar sendo muito pressionado pela LDU. Com o auxiliar Leomir à beira do gramado, a equipe carioca foi reforçada com Diego e Vitinho, nos lugares de Arrascaeta e Gabigol, respectivamente.
Pressionado durante boa parte do segundo tempo, o Fla levou a virada aos 27 minutos. Chicaiza fez bela jogada individual, cortou para o meio e bateu forte de fora da área, para colocar os equatorianos à frente do placar.
No vacilo de Orejuela, o clube carioca teve chance de igualar o marcador. Vitinho carregou a bola pela esquerda, aos 33, e chutou cruzado, mas bateu fraco e facilitou a defesa de Gabbarini.
Nos minutos finais, a LDU valorizou a posse de bola e tentou ganhar tempo com substituições e atendimento aos jogadores, conquistando a vitória por 2 a 1 e se mantendo viva por uma vaga nas oitavas de finais da Libertadores.
Retirado de: Coluna do Flamengo