Na esteira do debate sobre a regulamentação do clube-empresa no país, um estudo técnico feito pela consultoria legislativa aponta que o tempo médio para os clubes brasileiros quitarem suas dívidas é de 10 anos. A pedido do deputado federal Pedro Paulo (DEM-RJ), foi feita a análise da contabilidade de 19 times (sendo 16 da Série A deste ano) referente a 2018, e alguns casos são mais dramáticos.
Como o Santos e a Chapecoense que, pelos números, jamais conseguiriam pagar seus passivos. O Cruzeiro, por exemplo, levaria mais de 200 anos. O Botafogo vem logo em seguida com 34 anos até quitar tudo o que deve. Já o Flamengo, segundo os cálculos, precisa apenas de três anos. Vasco e Fluminense estão mais perto da média, com 6 e 9 anos, respectivamente.
Confira o ranking completo:
O estudo conclui que, apesar das dívidas, o mercado de futebol no Brasil é promissor aos investidores. Tanto pela receita líquida total dos clubes analisados (cerca de R$ 5 bilhões) quanto pela rentabilidade positiva de metade deles.
Os clubes analisados são Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport, Vasco da Gama e Vitória. O estudo se baseou nos relatórios “Finanças dos clubes brasileiros em 2018” de autoria da Sports Value, e “Análise Econômico-Financeira dos Clubes de Futebol em 2018” de autoria do Itaú BBA1.
Retirado de: O Globo
A equipe do Cruzeiro ainda tem o total de mais quatro jogos do Brasileirão pela frente antes…
Em uma assembleia recente no Real Madrid, o presidente Florentino Pérez abordou o resultado da…
O sonho do Flamengo de ter um estádio próprio está mais próximo de se concretizar.…
Fernando Rocha faz grande revelação O ex-apresentador da Globo, Fernando Rocha, fez uma publicação nas…
Um vídeo impressionante de um acidente de alto impacto envolvendo um carro da Volvo chamou…
Ausência de Felipe Melo gera especulações sobre possível desentendimento no Fluminense Na última sexta-feira (22),…