Veja como estaria a tabela de classificação do Campeonato Brasileiro sem a utilização do VAR após a 29ª rodada

Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Marcelo Theobald)

Nove rodadas e 27 pontos. É exatamente isso que ainda falta para o fim do Brasileirão 2019, que entra agora praticamente no seu último mês. E a 29ª rodada foi de resultados e mudanças importantes na tabela. O Flamengo tropeçou e viu o Palmeiras encurtar a diferença para apenas oito pontos.

Já na parte de baixo, o Cruzeiro venceu o Botafogo e deixou a zona de rebaixamento, colocando o Fluminense no Z-4. Mas como estaria a classificação não fosse o VAR, recurso que tem causado tanta polêmica na temporada?

De acordo com um levantamento feito pelo jornalista Alexandre Siqueira, que cataloga a utilização do árbitro de vídeo desde a primeira rodada, o Flamengo seria líder do Brasileirão independente do VAR. No entanto, o Palmeiras estaria ainda mais perto do rubro-negro. A vantagem da equipe carioca para a paulista seria de apenas sete pontos não fosse a tecnologia, pois o Fla teria 66 e 68 pontos. Todavia, o Verdão também teria um ponto a menos que os 60 atuais.

Na zona de rebaixamento, o Cruzeiro ainda não teria saído do Z-4 nesta rodada. A Raposa estaria com 31 e não 32 pontos e, por isso, permaneceria em 17º. Quem deve agradecer o uso do VAR é o Botafogo. O alvinegro teria 31 e não 33 pontos não fosse o recurso. Em compensação, a Chapecoense é a que mais se “prejudicou”. A equipe catarinense, sem a tecnologia, teria 26 pontos.

Veja a classificação do Brasileirão sem VAR após 29 rodadas:

Retirado de: Torcedores