O Flamengo entrou de férias nesta segunda-feira (23 de dezembro), e a reapresentação do elenco principal está prevista para o dia 22 de janeiro. A preparação para o Campeonato Carioca, no entanto, começa muito antes. Na tarde do dia 7 de janeiro, o time sub-20 se apresenta no Ninho do Urubu para iniciar oficialmente os treinos para a competição. A garotada disputará a fase de classificação da Taça Guanabara.
Como a disputa do Mundial acabou atrasando as férias do elenco e, consequentemente, a reapresentação em janeiro, o Flamengo optou por jogar os primeiros jogos da Taça Guanabara com um time de garotos. A equipe será dirigida pelo técnico Maurício Souza, campeão brasileiro com o time sub-20. Toda comissão técnica será da base.
O clube ainda ajusta o planejamento e define detalhes, até porque o Flamengo disputa a Copa São Paulo com a base, em janeiro. Muitos jovens vão seguir treinando até a virada do ano, uma vez que o Flamengo estreia na Copinha em 4 de janeiro, contra o Vitória da Conquista.
Hoje, no entanto, a tendência é que todos os titulares do time campeão brasileiro sub-20 fiquem à disposição de Maurício Souza para o Campeonato Carioca. O Mengão ainda pode contar com alguns jovens do profissional pouco aproveitados nessa ano, como Hugo Moura, Vitor Gabriel e Dantas, por exemplo. No entanto, tal possibilidade ainda está sendo analisada internamente, uma vez que eles teriam de interromper as férias.
Nomes como Hugo Souza e Luis Henrique, que estouraram a idade da base, são certos. Além deles, destaques como Yuri César, Ramon, Matheusinho e Rodrigo Muniz. O clube cogita usar reforços como Pedro Rocha desde o início do Carioca, mas hoje a previsão é que eles se integrem aos treinos do elenco principal com Jorge Jesus. Pedro também deve se apresentar no dia 7.
A equipe que vai disputar a Copinha deve ter a mescla de outros jogadores do sub-20, com atletas do sub-17, entre eles Lázaro, Daniel Cabral e Gabriel Noga, campeões mundiais da categoria com a seleção. Os titulares do sub-20 também serão inscritos, mas a prioridade é a disputa do Carioca.
Jorge Jesus não abre mão de uma pré-temprorada com 30 dias, parte dela, provavelmente, fora do país. O Flamengo avalia a opção de levar os treinos do elenco principal para Portugal. A primeira fase da Taça Guanabara acaba no dia 8 de fevereiro. É possível que o Flamengo conte com parte do time titular nas semifinais. O mais provável, no entanto, é que a equipe principal faça seu primeiro jogo em 2020 na Supercopa do Brasil, em 16 de fevereiro, contra o Athletico-PR, em Brasília.
Retirado de: Globo Esporte