A Fifa tem influenciado para incluir o Flamengo entre os clubes da nova associação mundial de clubes criada pelo Real Madrid. Houve conversas neste sentido no Qatar e há uma tendência de que o clube carioca seja chamado para participar do grupo que discutiria o futebol mundial, como apontou o blog do Marcel Rizzo. Mas a diretoria rubro-negra sabe que ainda é necessário um aval dos clubes europeus que viabilizaram o grupo.
O xadrez envolvendo o futebol mundial de clubes é complexo e tem várias peças. O Real Madrid e outros grandes clubes aliados fizeram os primeiros movimentos para criar a associação mundial de clubes, como ponta de lança para discutir competições além de só campeonatos nacionais. No primeiro momento, o Flamengo foi excluído, e os argentinos Boca Juniors e River Plate estavam dentro. Na realidade, o projeto do Real é criar um campeonato com os grandes europeus estilo NBA.
A Fifa os chamou para debater em sua sede para não ser deixada de lado no processo. Durante o Mundial, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, soltou um texto no site da entidade defendendo uma revisão no futebol mundial de clubes, e questionando a força dos campeonatos nacionais. Isso contraria a UEFA e as ligas europeias.
Neste contexto, Infantino quer globalizar a associação mundial de clubes. Sua ideia é ter um grupo de 50 clubes no mundo que façam parte de uma espécie de grupo de elite que possam competir entre si, um projeto grudado no seu novo Mundial de Clubes, que estreia em 2021. Atualmente, há disparidade considerável entre as equipes europeias e as sul-americanas.
Por isso, inicialmente excluído, o Flamengo passou a contar com um apoio da Fifa para entrar no grupo. A diretoria do clube recebeu uma sinalização da entidade mundial do futebol neste sentido em conversas informais no Qatar. O blog confirmou que a Fifa vê com bons olhos a entrada.
Será preciso, no entanto, ter a chancela desses clubes europeus. A vantagem de participar da associação é estar no fórum que vai opinar sobre o futuro mundial de clubes, inclusive divisão de recursos, além de outras decisões sobre o futebol mundial de clubes.
Em entrevista ao jornal “O Globo”, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, disse que era importante para o clube “participar da elite europeia”.
Retirado de: Rodrigo Mattos
Ex-Flamengo revela motivo de não ter sido destaque Todo atleta almeja representar seu time favorito.…
Estádio do Flamengo terá capacidade para 78 mil Na noite desta sexta-feira (22), o Flamengo…
O Flamengo corre o risco de ficar sem dois defensores ao fim do ano. Fabrício…
Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o volante Lucas Sasha, do Fortaleza, lamentou o…
Capitão da conquista da Libertadores de 2019, Diego Alves relembrou uma provocação que o treinador…
Capitão dos principais títulos recentes do Flamengo nos últimos anos, o ex-goleiro Diego Alves abriu…
View Comments
Pra mim é indiferente. Participando ou não o Flamengo será sempre o mas querido do mundo! Caguei 💩 pro Real Madri se fosse espanhol eu torceria pro Barcelona!
O Flamengo é a potência emergente da América.
A grandeza do Flamengo na América do Sul será passaporte para e entrada nesse seleto grupo. E mais um motivo dos antis sofrerem.
.
Tem que ser flamengo mesmo.
Mídia suja
CBF suja
Fifa suja
Está de brincadeira né só pode
Vai se fuder cambada de ladrões
Se tem um clube na América do Sul que pode fazer parte dessa associação, esse time só pode ser o Famengo.
Flamengo é o único grande clube brasileiro que pode participar desse mundial de clube