Flamengo

Entenda por que diretoria do Flamengo vive uma ‘guerra interna’ mesmo após taças e boa fase

A demissão do gerente de futebol Paulo Pelaipe é apenas a ponta de um iceberg que assombra há tempos os bastidores do Flamengo: a disputa interna entre Marcos Braz, vice de futebol, e Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vice de relações externas do Rubro-Negro. O clima hostil já havia sido noticiado por Mauro Cezar Pereira.

A queda do dirigente teve a interferência direta de Bap e atinge diretamente o homem do futebol, que tinha no gaúcho Pelaipe um aliado de primeira hora no cotidiano do Ninho do Urubu. Ao vencer a guerra de braço, Baptista demonstra força e atinge em cheio o “adversário”, que viu sua decisão de renovar o contrato do gerente ser ignorada.

“Trairagem” e “facada pelas costas” foram alguns dos termos utilizados por integrantes da diretoria do Flamengo para comentar o caso, que desagradou a boa parte da cúpula da Gávea e a quase todos no Ninho do Urubu.

As desavenças não são de hoje e apenas evidenciam o antagonismo de duas das mais importantes figuras dos bastidores da Gávea. Fortalecido pelos títulos e pelo sucesso nas contratações, Braz ganhou ainda mais musculatura na política rubro-negra. A queda do parceiro é uma tentativa de esvaziar um potencial candidato ao pleito presidencial de 2021.

Braz jura não querer a cadeira que hoje pertence ao presidente Rodolfo Landim, mas sabe que as vitórias em campo o tornam um nome natural. Ainda que não fale abertamente sobre o assunto, Bap, um dos principais articuladores da eleição de Landim, também é um nome que desponta de forma espontânea no páreo.

A aliança dos hoje antagonistas foi movida pura e simplesmente pelo desejo de tirar o grupo de Eduardo Bandeira de Mello do poder, já que Braz carrega consigo votos. Sua presença na mais importante vice-presidência era vista como um “mal necessário”, mas nunca foi exatamente digerida por pessoas influentes na gestão. Além de Bap, é claro, Gustavo Oliveira (vice de marketing e comunicação) é outro que sempre caminhou em outra direção.

“Nunca tive a pretensão de estar em um cargo maior, de disputar um cargo maior. Sempre gostei de ser vice-presidente. E quando se está em um cargo igual ao meu, de responsabilidade igual a minha, quanto mais gente para ajudar, melhor. Mesmo que pense diferente de você em alguns momentos. O mais importante é o objetivo e tenho certeza absoluta que o Bap tem os mesmo objetivos que eu”, disse Braz ao UOL Esporte, em entrevista concedida dias antes da final do Mundial de Clubes.

A convivência nunca foi das mais afetuosas, mas se deteriorou ao longo do tempo. Chamado por alguns de “primeiro-ministro” (de forma debochada), Bap tem voz nas decisões do futebol. É dele, por exemplo, a criação de um conselho que define os rumos do futebol. O “conselhinho” é formado por Bap, Braz, e Dekko Roisman, Diogo Lemos e Fábio Palmer. Estes últimos três são integrantes de grupos políticos que apoiaram a chapa vencedora.

“O que posso te falar é o seguinte: o mundo mudou e o Flamengo mudou também. Os números mudaram. Então, quanto mais gente tiver para dividir a responsabilidade de certos temas, é bom. Isso existe nas empresas. Não vejo isso como um problema”, afirmou ele.

O técnico Abel Braga foi responsável por colocar a dupla em lados opostos do “ringue”. Insatisfeito com o treinador, Braz foi o principal cacique a apoiar a mudança de comando. Um dos responsáveis pela chegada do atual treinador vascaíno, Bap foi um dos últimos pilares a serem vencidos até que a mudança de comando fosse efetuada. Avalista da chegada de Jorge Jesus, Braz cresceu à medida que as vitórias e o bom futebol apareceram. Na fogueira de vaidades vermelha e preta, isso foi combustível para mais animosidades.

Ainda durante a passagem de Abel no Flamengo, Bap foi alvo da ira de rubro-negros que picharam o muro da Gávea. Insatisfeitos após uma derrota para o Atlético-MG, o grupo pediu por sua saída e a do treinador. Há quem afirme no clube que o ato, que poupou Braz, tenha sido motivado por questões políticas.

No cotidiano ao lado do elenco, o vice de futebol tem respeito absoluto de comissão técnica e jogadores. Foram muitas as crises contornadas sem que insatisfações de dentro do vestiário viessem a público. Quando broncas públicas de Jorge Jesus começavam a ameaçar a harmonia, ele entrou em cena e aparou as arestas. No episódio do não pagamento da premiação dos títulos aos funcionários, suspendeu os repasses previstos aos jogadores até que a questão fosse resolvida. Ganhou pontos com o elenco, mas ampliou o desgaste com quem queria a revisão dos valores.

Campeão de quase tudo dentro das quatro linhas, o Rubro-Negro mergulha em crise sem sequer ter estreado na temporada. A notícia estremeceu os corredores do clube e dividiu opiniões de figuras influentes. Pelo menos cinco vices foram contrários à decisão. Nas redes sociais, a repercussão foi enorme e chegou aos trending topics do Twitter. Questionado se queria se manifestar sobre o assunto, Bap não retornou até o fechamento desta reportagem.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Vamos fazer uma campanha de abaixo assinado # FORA BAP # . Tá mais que provado publico e notorio que esse sujeito não está com boas intenções em.prol do Flamengo e sim com más intenções contra o Flamengo . Na era do Bandeira criou varias intrigas e desconforto até ser demitido ai vem esse Landim sem noção e readimiti esse fariseu de BAP fdp para ele sem nenhuma consulta ao conselheiro deliberativo e nen a esse Presidente Landim zero a esquerda e vai sem essa autonomia e demiti um dos melhores gerente geral de futebol que o Flamengo já teve o Sr. Paulo Pelaipe de carater ilibado que foi o responsavel em ter descoberto o tencico J. Jesus um dos melhores que fez acontecer milagres em 2019 no Flamengo e nen por isso esse Zé ruela de Landim Presidente até agora não se manifestou para readimitir o Pelaipe e mandar para o olho da rua esse tal de BAP fdp antes que esse mer..da afunde o Flamengo na lama como ocorreu com o grande Cruzeiro MG devido a politicos desse mau caratismo que ele tem. Pois se fosse bom carácter viria a publico admitir que errou na demissão do Pelaipe e readimitir ele. Assim ia ganhar ponto mas só tá ganhando em desgraca esse lesada e dependendo de nós torcedores flamenguistas ela já era pra estar fora faz é tempo.

  • Nós torcedores não estamos usando bem a força que temos, nem em relação ao tratamento que deve ser melhorado em termos de organização ao ST, tampouco a exigirmos a saída desse Bap para que as coisas caminhem sem intrigas e facadas pelas costas. Se nos movimentarmos forte na mídia ele cai!

  • O FLAMENGO é maior que quaisquer Diretor! O BAP, só contratou PEREBAS, vive plantando a discórdia e pelo visto tem pretensões maiores no Flamengo! Cuidado com o BAP Presidente Landim!

  • Coisas do Brasil, política pessoal mais importante que a do país, Estado, município, Clube.... Então é enquadrar quem está tentando se aproveitar pra proveito próprio.

  • Cuidado Marcos Braz esse BAP é um pilantra. Ele pode te derrubar. E se ele ficar flamengo já era. Ele só contratou jogadores lixo. Como Vitinho Berrío e outros mais.fora BAP.

  • O desespero está grande! Ou a imprensa arranja uma crise no Flamengo, ou ela própria entra em crise. Está realmente INSUPORTÁVEL VER O FLAMENGO BEM. Kkkk

  • Reino dividido não subsiste! A soberba precede a ruína! Dinheiro entrando e time ganhando significam Bap sem chances na próxima eleição! Agindo como se faz na velha política! Não está pensando no Flamengo, está pensando nele! E o pior é assistirmos a passividade do Landim, que deve ser bom executivo, mas não sabe tomar decisões! Estamos em outro patamar, sim, mas desse jeito, vamos ter que descer alguns degraus pra resolver picuinhas, egos, prepotências, vaidades e quetais! Enquanto isso, o vaselina do Landim passa o sabonete pra ficar bem com todo mundo! Político bobão. Perdeu a grande chance de passar para a história como um homem de pulso firme e decisões políticas arrojadas.
    Outra coisa, tomemos cuidado com a forma com que Jorge Jesus e Gabigol tem tratado o nome do Flamengo. Ambos foram essenciais nas campanhas do ano passado, sem dúvida, mas estão explorando além dos limites seus interesses pessoais. Flamengo não pode ficar refém de JJ, Gabigol e muito menos dos interesses políticos ou da pasmaceira de seus dirigentes!

Recent Posts

Flamengo vai pagar 91 milhões por seu novo atacante

Confira os alvos da diretoria O Flamengo optou por não renovar o contrato do ídolo…

20 minutos ago

Jorge Sampaoli toma atitude contundente para tirar jogador do Flamengo

Técnico liga pra Fabrício Bruno O Stade Rennais, da França, retomou o interesse em Fabrício…

59 minutos ago

Ídolo do Flamengo é sincero ao falar sobre Gabigol

Multicampeão pelo Flamengo antes da fase de ouro de Jorge Jesus e companhia, Léo Moura…

8 horas ago

A declaração de André Silva direcionada a Calleri, do São Paulo

"Temos que trabalhar para depois colher", disse André Silva A história de André Silva no…

8 horas ago

Rede Globo vai transmitir mais um campeonato em 2025

A Rede Globo de Televisão acabou fechando um acordo com a Federação de Futebol do…

8 horas ago

Corinthians emite nota oficial sobre Yuri Alberto

O Corinthians emitiu um comunicado nesta sexta-feira (22/11) que será uma dor de cabeça para…

9 horas ago