O Campeonato Carioca 2020 terá uma novidade em seu regulamento que pode gerar polêmica. Segundo o blog do ex-árbitro e atual comentarista do Grupo Globo, Sandro Meira Ricci, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) irá permitir que representantes dos clubes possam estar dentro da cabine do VAR.
O parágrafo sexto do Artigo 48 do regulamento do Carioca aponta que cada clube poderá indicar um membro para acompanhar o trabalho da arbitragem de vídeo nas partidas do estadual.
“Cada uma das 2 (duas) equipes cuja partida conte com a utilização do VAR poderão indicar 1 (um) representante para permanecer na cabine de controle do árbitro de vídeo e acompanhar todos os procedimentos ali desenvolvidos durante a partida, sendo terminantemente vedadas quaisquer tentativas de interferência, interlocução, manifestação ou reclamação, sob pena de exclusão do recinto”, diz o parágrafo.
No entanto, como indica Ricci, a norma implementada pela Ferj vai contra as normas regulatórias da Fifa para o VAR. A entidade máxima do futebol proíbe a presença de pessoas alheias à arbitragem dentro da cabine, e isto se aplicaria aos representantes dos clubes que estariam no local.
Apesar do regulamento do Carioca 2020 indicar que tais pessoas estariam proibidas de qualquer interferência no trabalho dos árbitros da cabine, o temor existiria de alguma intervenção mais exaltada em caso de erros em partidas da competição.
Aprovado no final de 2019, o regulamento poderá sofrer alguma alteração neste quesito. É que a Comissão de Arbitragem da Ferj teve mudanças em sua diretoria e o novo presidente, José Carlos Santiago, quer discutir tal situação nos próximos dias com a entidade.
Retirado de: Torcedores
Fernando Rocha faz grande revelação O ex-apresentador da Globo, Fernando Rocha, fez uma publicação nas…
Um vídeo impressionante de um acidente de alto impacto envolvendo um carro da Volvo chamou…
Ausência de Felipe Melo gera especulações sobre possível desentendimento no Fluminense Na última sexta-feira (22),…
Autor de um dos 3 gols do Corinthians na vitória sobre o Vasco no final…
Hulk usa derrota do Cruzeiro como alerta para o Atlético-MG antes da final da Libertadores…
O Flamengo encerra a temporada de 2024 já com vaga garantida na Copa Libertadores de…
View Comments
Meio amador questionando a credibilidade dos árbitros com essa fiscalização, por parte dos clubes que sempre será motivo de algum tipo de intervenção apaixonada gerando questionamentos e mas tempo para análise de lances polêmicos. Se já demora no atual modelo imagina com representante de clube lá dentro da sala!!!
Eu não vejo problema nisso e até concordo. Dessa forma não teremos chororô!!!
Tbm nao vejo problemas assim para de reclamar disendo q o lance nao foi analizado pq tem sempre isso para time A foi revisado p time B nao foi o q n pode eles reclamar pedir p revisar lances eles estao ale so p acompanhar n p opitar conseguindo deixar eles sem se expressar ta td bem