Os gritos de “time assassino” proferidos pela torcida do Fluminense contra o Flamengo, no clássico da última quarta-feira, podem ir parar na justiça. De acordo com o “UOL”, o Rubro-Negro cogita notificar a equipe tricolor judicialmente por conta do ocorrido.
Caso o clube da Gávea formalizar a ação, o caso iria para o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD) e a procuradoria-geral decidiria pelo julgamento ou não. A ação pode ser enquadrada no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que fala em desordem na praça de desporto.
Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira, o Fluminense classificou os gritos como “excessivos” e fez questão de receber que manifestou apoio ao Flamengo na época da tragédia no Ninho do Urubu.
O Fluminense Football Club manifestou desde o primeiro momento sua solidariedade com as vítimas da tragédia ocorrida no Ninho do Urubu. Portanto, não pode deixar de registrar a inadequação da manifestação de parte de sua torcida ontem, no Fla-Flu, pois soou excessiva ao chamar o Flamengo de time de assassinos.
O fato do clube da Gávea ainda não ter resolvido a questão com todas as famílias, o que não deve ser avaliado por nós, mas sim pelos órgãos competentes, não nos dá o direito de manifestações ofensivas neste sentido, até mesmo porque temos a certeza de que independentemente da responsabilização da instituição na esfera legal, não houve qualquer conduta intencional no triste incidente ocorrido.
Aliás temos a certeza de que não só as famílias sofrem com o que ocorreu. O clube sofre, os funcionários sofrem e os dirigentes também. Seremos sempre solidários.
O fortalecimento do futebol brasileiro passa pelo entendimento de que a paixão verdadeira, embora inevitavelmente distanciada da estrita racionalidade, não pode naturalizar a ofensa como forma de manifestação.
Mas, sem abrir mão do pedido de desculpas em nome de sua torcida, o Fluminense aproveita o fato para fazer um apelo de que cessem atitudes semelhantes por parte de todas as torcidas.
Sem nos estendermos, devemos lembrar casos passados e que não envolveram o Fluminense. Lembrar também de casos atuais. Em jogo recente contra o Flamengo, parte da torcida do Vasco entoou o mesmo cântico repetido ontem por parte da nossa torcida e não vimos qualquer repercussão ou cobrança da opinião pública e das mídias esportivas sobre o fato. Em síntese, não aceitamos que o Fluminense seja mais uma vez rotulado num caso onde todas as torcidas, sem exceção, estão envolvidas. Sem falar no racismo, na homofobia ou no insulto à honra que são costumeiros nos estádios por todo o mundo.
O futebol vive da paixão, mas assim como na vida, não pode se deixar capturar por ela de forma a justificar todo o tipo de atitude inadequada.
Por fim, após relembrar que casos como o de ontem são corriqueiros em todas a torcidas, rogamos para que os olhos e ouvidos da opinião pública e especialmente da imprensa esportiva, estejam sempre abertos e atentos a este tipo de conduta que envolva todo e qualquer clube de futebol.
Retirado de: O Dia
Equipes se enfrentaram e empataram por 1 a 1 no sábado O Botafogo recebeu o…
Equipes se enfrentaram no último sábado (23) e ficaram no empate Botafogo e Vitória ficaram…
Camisa 7 do Galo comenta sobre final da Libertadores Atlético-MG e Botafogo duelam pela final…
Treinador ainda não soma bom desempenho O Cruzeiro foi derrotado pelo Racing por 3 a…
Vinícius Zanocelo vive boa fase no Estoril, mas permanência é incerta O meio-campista Vinícius Zanocelo,…
O Flamengo observa com atenção os desdobramentos na tabela do Campeonato Brasileiro, mesmo sem entrar…
View Comments
Amigo não e motivo de chamar ninguém de assassino eles tem que responder sim , se fosse vc numa situação dessas vc iria gostar de se chamado de assassino duvido que gostaria pense bem no que vc está falando e outra a Justiça já está resolvendo essa situação vc esqueceu que mora no Brasil que tudo aqui e demorado não e por nada mais tem famílias ali que está pedindo 15 a 20 milhões sei que uma vida não tem valor mais nessa situação a família gosta de dinheiro eles não estão olhando nem pela morte dos meninos mais pela situação financeira boa que a família está querendo ter .
A "Nota" do Fluminense está na mesma linha dos gritos da torcida quando destacam no que eles chamam de pedido de desculpa:
- "soou excessivo chamar o time do Flamengo de assassinos EMBORA ainda não tenham resolvido a questão com todas as famílias..."
Ou seja, a "emocionada nota" aproveita para dar mais uma cutucada no CRF.
Na minha opinião o Flamengo deve entrar na justiça sim contra qualquer clube que vier cobrar isso dele. Afinal, o triste caso, que não é motivo de orgulho para ninguém muito menos para o CRF, ja tramita na Justiça. Lá que o Flamengo tem que prestar contas aos familiares dos atletas e ponto final.
Sou Flamenguista, mas acho que o Fluminense (instituição) não tem culpa.
Se o presidente do Flamengo estiver com esse pensamento, eu quero ver no campeonato brasileiro.
Já pensaram, se as outras torcidas fazerem a mesma coisa no campeonato brasileiro e o presidente resolver entrar com ação?
Jailson Vidal, que porra você está falando, ninguém está protegido, foi acidente, oque ocorreu com o MENGÃO pode acontecer com qualquer um, independente de ser clube de futebol ou não. Todos tem que se respeitarem, se for o caso eles vão ter que responder pra justiça. O seu time,a flor assim como os demais tem que reponder na justiça. Agora você entrar,aqui no Gávea News,se passando por flamenguista. Você é um florminense
Amigo não e motivo de chamar ninguém de assassino eles tem que responder sim , se fosse vc numa situação dessas vc iria gostar de se chamado de assassino duvido que gostaria pense bem no que vc está falando e outra a Justiça já está resolvendo essa situação vc esqueceu que mora no Brasil que tudo aqui e demorado não e por nada mais tem famílias ali que está pedindo 15 a 20 milhões sei que uma vida não tem valor mais nessa situação a família gosta de dinheiro eles não estão olhando nem pela morte dos meninos mais pela situação financeira boa que a família está querendo ter .
Isso deve ser punido. É sancionável. Mesma coisa dos gritos homofóbicos e racistas, que estão sendo punidos por aí. Se não entrar na justiça, aí que encorajará as outras torcidas a fazerem o mesmo. A punição traz o medo de delinquir e, consequentemente, ordem social. No caso, vai evitar a repetição disso nos estádios.
O Flamengo tem que entrar na justiça. O clube tem sim, responsabilidade por alguns atos de sua torcida. Se não fosse assim, seria injusto ser o clube punido pelos torcedores jogarem objetos ou rojões no gramado? O clube tambem não estava nem aí. Não ia atrás de identificar o reaponsavel, o que hoje é o único caso de isentá-lo da culpa. Quando isso não se punia, era comum esse tipo de coisa. Quando começaram a tirar mando de campo dos clubes, poucas vezes se tem visto isso nos estádios.
SRN.
O Flamengo está certo. Uma vida não tem preço, mas o clube desde o início esteve disposto a indenizar de acordo com valores decididos para situações semelhantes. Mas pra variar tem advogados querendo se aproveitar da situação, então deixa a Justiça decidir. Quanto à nota do Fluminense, não foi de repúdio, mas, sim, de auto-defesa. Aciona eles e o Vasco na Justiça pra aprenderem a respeitar a dor das famílias.
👏👏👏👏
Seu comentário foi perfeito Luiz Cláudio. Parabéns.
Essa diretoria do flamengo deveria trabalhar sem parceria com esses 3 clubes mendigos. Quer jogar vaí procurar outro lugar.
torcida imbecil, flamengo tem colocar na justiça todo mundo tirando onda, invejosos (torcedor, comentarista etc..)
Teria que pegar pelo menos a punição de jogar sem torcida, no jogo como mandante
Está claro que os advogados estão utilizando as famílias para tirar dinheiro do Flamengo. O que aconteceu nas instalações do Flamengo poderia ter acontecido com qualquer outro clube. O Flamengo está certo, quer pagar o que é justo. Sobre as ofensas da torcida do Fluminense, digo que isso sempre aconteceu nos estádios brasileiros. O clube não tem culpa pelo que a sua torcida faz, desde que não haja sua participação. O assunto é polêmico, pois, tem aqueles que entendem que, a punição do clube, faz a torcida pensar duas vezes antes de repetir. Ok! Agora eu pergunto, como controlar uma multidão irracional, tomada pelo fanatismo? Quem já foi assistir jogo em estádio grande, sabe como as pessoas se transformam quando estão torcendo. Tem também aqueles que simplesmente acompanham os gritos, sem raciocinar sobre as consequências. Enfim, é muito polêmico. Avante Flamengo.
Conserta os advogados querem grana.mas tem que punir .não so sobre isso racismo preconceito e outras coisas
Tem arregaçar com o waskinho, florminense e com qualquer um clube que a sua torcida cante um monte de besteiras, seja onde for!
Olha só o FLAMENGO está pagando 5 vezes o valor que geralmente a justiça acaba dando nesse caso, as famílias através de advogados querem 100 milhões...
Mesmo que o FLAMENGO pague esses biltres vão continuar chamando o time de assassinos isso e fato...
O que o FLAMENGO está fazem e o certo, já que essas famílias não quiseram acordo o FLAMENGO está deixando a justiça decidir...
O FLAMENGO tem que acionar qualquer torcida que chamar o time do Flamengo de assassino e punir o time desses torcedores biltres.
Só assim isso vai parar.