Durante a vitória sobre o Flamengo, por 1 a 0, na noite da última quarta-feira (29), no Maracanã, alguns torcedores do Fluminense entoaram cânticos com o termo “time assassino” para os rubro-negros.
Uma referência ao incêndio que matou dez jovens atletas da base do clube da Gávea no Ninho do Urubu em fevereiro de 2019.
Nesta quinta (30), o Flu se pronunciou em nota oficial. Repudiando a atitude dos fãs, o Tricolor pediu para que outros torcedores não repitam o ato considerado pelo clube das Laranjeiras como excessivo.
“O Fluminense Football Club manifestou desde o primeiro momento sua solidariedade com as vítimas da tragédia ocorrida no Ninho do Urubu. Portanto, não pode deixar de registrar a inadequação da manifestação de parte de sua torcida ontem, no Fla-Flu, pois soou excessiva ao chamar o Flamengo de time de assassinos.
O fato do clube da Gávea ainda não ter resolvido a questão com todas as famílias, o que não deve ser avaliado por nós, mas sim pelos órgãos competentes, não nos dá o direito de manifestações ofensivas neste sentido, até mesmo porque temos a certeza de que independentemente da responsabilização da instituição na esfera legal, não houve qualquer conduta intencional no triste incidente ocorrido.
Aliás temos a certeza de que não só as famílias sofrem com o que ocorreu. O clube sofre, os funcionários sofrem e os dirigentes também. Seremos sempre solidários.
O fortalecimento do futebol brasileiro passa pelo entendimento de que a paixão verdadeira, embora inevitavelmente distanciada da estrita racionalidade, não pode naturalizar a ofensa como forma de manifestação.
Mas, sem abrir mão do pedido de desculpas em nome de sua torcida, o Fluminense aproveita o fato para fazer um apelo de que cessem atitudes semelhantes por parte de todas as torcidas.
Sem nos estendermos, devemos lembrar casos passados e que não envolveram o Fluminense. Lembrar também de casos atuais. Em jogo recente contra o Flamengo, parte da torcida do Vasco entoou o mesmo cântico repetido ontem por parte da nossa torcida e não vimos qualquer repercussão ou cobrança da opinião pública e das mídias esportivas sobre o fato. Em síntese, não aceitamos que o Fluminense seja mais uma vez rotulado num caso onde todas as torcidas, sem exceção, estão envolvidas. Sem falar no racismo, na homofobia ou no insulto à honra que são costumeiros nos estádios por todo o mundo.
O futebol vive da paixão, mas assim como na vida, não pode se deixar capturar por ela de forma a justificar todo o tipo de atitude inadequada.”
Por fim, após relembrar que casos como o de ontem são corriqueiros em todas a torcidas, rogamos para que os olhos e ouvidos da opinião pública e especialmente da imprensa esportiva, estejam sempre abertos e atentos a este tipo de conduta que envolva todo e qualquer clube de futebol.”
Retirado de: Torcedores
O Flamengo corre o risco de ficar sem dois defensores ao fim do ano. Fabrício…
Sonhando com o título do Campeonato Brasileiro, o volante Lucas Sasha, do Fortaleza, lamentou o…
Capitão da conquista da Libertadores de 2019, Diego Alves relembrou uma provocação que o treinador…
Capitão dos principais títulos recentes do Flamengo nos últimos anos, o ex-goleiro Diego Alves abriu…
Douglas Luiz chegou à Juventus como uma grande aposta técnica, mas não conseguiu se firmar…
TRT faz publicação sobre eleições do clube carioca Após seis anos à frente do Flamengo,…
View Comments
Depois de um episódio lamentável e vergonhoso desse, o Presidente ainda coloca a cara na televisão pra passar um pano e minimizar o que a torcida dele fez e ainda teve a cara de pau de dizer que à torcida do Vasco também fez e que ninguém falou nada. Isso foi tão ridículo quanto a atitude covarde que os torcedores do Fluminense tiveram!
Diante desse fato covarde da torcida tricoletes ,Tem que dar as seguintes punições para as Fudinenes : Anulação da partida de ontem tamto por esss ato repugnante dessa tircida pó de arroz , quanto pelo gol do fluminense só ter occorrido devido na origem do gol ainda na posição entre a internediaria da area do fluminense e o meio campo o juiz deixou de marcar uma falta clara que o jogador do fluminense fez ao derrubar o jogador do flamengo de forma faltosa dando início a essa jogada irregikar que na sequencia resultou no gol do Fluminense do nenen chorão no coice que ele deu pensando que foi de calcanhar onde só um fazia certo que era chamado Dr. Sócrates. O resto é resto.
Sem comentários, não vale a pena perder tempo com coisinha insignificante que é está torcida do fluindo-fraco.
Pior é que quando tiver o próximo FlaXFlu vai ter briga e os inocentes que não gritaram essa barbaridade e Que vão sofrer. Esses canalhas que fizeram isso não vai acontecer nada.
Essa atitude antidesportista atingindo não só o Flamengo, tripudiando com o sofrimento das famílias, e dos outros meninos do ninho. Isso requer a intervenção do STJD, com punição, não só daqueles que porventura forem identificados, mas também da própria torcida. Lamentável.
Vamos mostrar os assassinos, quando atropelarmos esses bostas com o time titular.
Ganharam com um gol roubado, pois foi falta na origem da jogada, de um time de "meninos" que estão arrebentando!
Não esperaria nada diferente das bonecas metidas a divas.
Paguem pelo uso do Maracanã, imbecis sanguessugas!!!!
Depois agente chama eles de time de viado aí querem arranhar agente querem morder e chamar agente de homofóbicos
Pra mim isso não passa de inveja, recalque pois o time deles não conseguem nem pagar o aluguel do Maracanã ou os jogadores em dia. Como fla dominou o futebol ano passado , agora tem torcedor que ao invés de cobrar do seus clubes que tenham uma gestão como a do fla, ficam com isso. O fato que ocorreu o fla tem que arcar sim lógico,e vem pagando todo mês e pra mim vidas não tem valor , agora também tem que saber que tanto e este que partes querem. Ai cabe a justiça. E quem errou pagar . Agora ficar com este E gritos e coisa de inveja por que sabe que o time deles daqui pra frente serão pequenos como quem gritou
A diretoria é tão medíocre, e hipócrita quanto os seus torcedores.
Usar casos de outras torcidas, ou outros casos para justificar o ato vergonhoso, e desumano o qual seus torcedores cometeram, chega a ser ainda mais vergonhoso que o próprio ato dos adeptos ao clube.
Ao invés de reprimir tal atitude, faz é compactuar, minimizando o ato ao justificá-lo como sendo algo comum. E ainda julga quem reprimiu, e reprovou esse ato desprezível.
Fluminense provando ser ainda mais pequeno que o time pequeno que todos nos já conhecemos!
Falou tudo, irmão!
Diretoria medíocre, como sua torcida.