Tentando aperfeiçoar cada vez mais a utilização do VAR no futebol brasileiro, a CBF anunciou uma novidade para o recurso. No próximo dia 16 de fevereiro, a final da Supercopa entre Flamengo e Athletico Paranaense, no Mané Garrincha, será a primeira partida que o árbitro de vídeo não ficará em uma cabine dentro do estádio.
Seguindo a linha adotada na última Copa do Mundo, a tecnologia será controlada em uma sala dentro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
Ao tudo que indica, o teste centralizado já será um “laboratório” para a implantação do método no Campeonato Brasileiro, onde o recurso debutou na temporada passada, e contou com cabines em todos os estádios para o controle.
— Nós estamos fazendo alguns testes com fibra de vídeo. Nós vamos fazer a transmissão do jogo, em Brasília, com os árbitros de vídeo no Rio de Janeiro, dentro da sede da CBF. Através de fibra ótica, vamos fazer isso. Com essa VOR (sala de operação de vídeos) centralizada, isso tecnicamente nos daria um ganho muito grande. A nossa intenção é realmente evoluir para esse lado. Algumas checagens vão ser colocadas no ar e mais alguns ajustes que a gente está fazendo para tentar maximizar a ferramenta – comentou o chefe de arbitragem da entidade máxima do futebol brasileiro, Leonardo Gaciba.
Segundo Gaciba, a centralização do VAR representará um ganho técnico na operação do recurso, no intuito de diminuir ainda mais os erros.
— Os árbitros vão estar olhando as imagens e ajudando os colegas dentro do campo de jogo. Fica mais fácil por uma questão de passar orientações… eles poderem experimentar mais. O cara pode estar escalado no jogo das cinco da tarde e chegar mais cedo na sede da CBF, ocupar uma cabine do lado e ficar acompanhando um jogo às onze da manhã, para que consiga ativar o cérebro, por uma questão que vai conseguir treinar mais, por exemplo, e isso vai dar uma praticidade maior, e a tendência é uma evolução boa. O torcedor vai poder ir lá também, essa é a nossa intenção. Vidro para todo mundo olhar, transparência total – disse.
Retirado de: Torcedores
Podemos dizer que existe um consenso quando se fala que o meio-campista Rodrigo Garro é…
Para manter o time vivo nos campeonatos e colher bons frutos ao final das temporadas,…
Pouco mais de dois meses após deixar o Cruzeiro, Fernando Seabra se pronunciou sobre a…
Max Verstappen conquista tetracampeonato e reflete sobre rivalidade com Norris Max Verstappen conquistou seu quarto…
Nesta segunda-feira (25), Arthur Jorge, atual treinador do Botafogo, concedeu uma coletiva antes dos jogos…
Corinthians vence Vasco, sobe para 9º e mira vaga na Libertadores Com a vitória por…
View Comments
Porqu nao fazer teste em jogos de estaduais primeiro? e depois, fazem a cagada numa final e ficam calados ! CBF sempre será uma piada! Isso é pros assistentes do var sairem na surdina depois da cagada!
Acho que isso é para melhor ajudar os times de só principalmente Varmeiras como no ano passado
Pra mim essa marmelada tem gostinho de má intenção...Tudo porque envolve o FLAMENGO
Vários jogos pelo brasil inteiro nos estaduais para testar, o que a CBF faz? VAI TESTAR EM UM FINAL!!!
É para aplaudir de pé, merece até um prêmio a instituição.
Espero que seja pra melhorar pq esse var tem muitos problemas.
O campeonato alemão e assim talvez da certo
Rapaz aí tem coisa!!! Em uma final testar algo? Num vão tirar a taça do Mengão. Aff
Laboratório de testes em uma final da Supercopa? Mais uma infantil decisão. Piada sem graça. Amadores.
Eu acho que não vai dá certo, eu já não gosto mesmo do var, por mim acabava co esse var!!
Os cara são comédia... Testar em uma final? Sério isso??? Porra tanto jogo menor de baixa importância para fazerem um teste e vão testar em uma partida oficial de classe A na qual Vale uma taça. Pq não convidaram 2 times classe A é botava prêmio 20 grade + churrasco pro time que ganhasse a partida de teste do sistema??? Putz Mano cada idéia, eu ein!!!
Se não for para roubar o mengão ta otimo!!
Como já disse o ex jogador Emerson Sheik" essa CBF é uma vergonha"...kkkk
Tem um bilhão de jogos inexpressivos nos campeonatos estaduais, daí a CBF quer fazer teste numa final, planejamento maravilhoso hein!