Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada em novembro na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para apurar recentes incêndios de grande porte convocou nesta sexta-feira personagens envolvidos na tragédia do Ninho do Urubu, o centro de treinamento do Flamengo.
Dirigentes da atual gestão e também da anterior foram convocados, mas não compareceram. O clube da Gávea inicialmente informou que enviaria somente representantes, o diretor jurídico Antonio Cesar Dias Panza e o advogado William de Oliveira.
Com isso, o presidente da CPI ordenou o despacho do pedido de condução coercitiva para o presidente rubro-negro, Rodolfo Landim, o vice jurídico do clube, Rodrigo Dunshee, e o ex-vice de patrimônio Alexandre Wrobel. A condução será para sessão seguinte, na próxima sexta-feira.
A assessoria do presidente da CPI, Alexandre Knoploch, informou que, antes de valer, o pedido tem de ser protocolado. Na sessão, Knoploch avisou que, se o Dunshee, Landim e Wrobel não estiverem na próxima sessão, ao primeiro minuto serão alvo de condução coercitiva imediata pela Polícia Civil.
Após o anúncio do pedido de condução coercitiva para dirigentes, o Flamengo informou que o seu CEO, Reinaldo Belotti, está a caminho da Alerj. O ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello é aguardado por volta das 14h.
O incêndio em uma instalação provisória onde dormiam no dia 8 de fevereiro de 2019 jovens da base rubro-negra deixou dez vítimas e iniciou uma discussão pública entre clube, Ministério Público e famílias.
Além de familiares de três das vítimas, foram convocados para a chamada “CPI dos Incêndios” dirigentes da gestão anterior e também da atual. Entre eles o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello e o atual mandatário Rodolfo Landim, e outras figuras relacionadas à gestão do CT (veja lista no fim da reportagem). Mas eles não compareceram. A CPI então pediu a condução coercitiva dos cartolas. Também foram convidados representantes da Defensoria Pública, do CREA, do IML e do Corpo de Bombeiros.
Somente o pai de Pablo Henrique, Wedson Candido de Matos, compareceu, representando as demais famílias. Ela afirmou que o clube “abandonou” os familiares das vítimas da tragédia, garantindo que não houve contato em um ano.
— A gente foi convidado para participar dessa reunião. Até então a gente não sabe o que vai acontecer. Nesse um ano não tivemos contato nenhum com o Flamengo. Total desprezo. O Flamengo nos abandonou. Não procura, não conversa. Desde a tragédia, conversei com o Flamengo uma vez. Mas não falei com dirigente, advogado.
Ao comentar sobre o filho, lembrou que era “cheio de sonhos”:
— O Pablo é um menino carinhoso, inteligente, cheio de sonhos, que infelizmente foi consumido pelo fogo. Era um bom zagueiro, com certeza ia galgar uma carreira. A vida do meu filho não tem preço. Vamos ter que carregar essa dor para o resto da vida.
Ele garantiu não ter raiva da torcida rubro-negra, tampouco do time, mas não poupou a diretoria, que chamou de “omissa”:
— Não tenho raiva da torcida nem do time, mas acho que essa diretoria omissa vai deixar uma mancha muito grande. O time do tamanho do Flamengo não tem carinho de nos ligar?
O pai da vítima da tragédia ainda aproveitou para alfinetar a Justiça:
— Justiça é para rico, para pobre não existe. Se a gente tivesse o peso que o Flamengo tem já teria resolvido.
Retirado de: Globo Esporte
Max Verstappen conquista tetracampeonato e reflete sobre rivalidade com Norris Max Verstappen conquistou seu quarto…
Nesta segunda-feira (25), Arthur Jorge, atual treinador do Botafogo, concedeu uma coletiva antes dos jogos…
Corinthians vence Vasco, sobe para 9º e mira vaga na Libertadores Com a vitória por…
O Botafogo deixou escapar a liderança do Campeonato Brasileiro após empatar em 1 a 1…
Para manter o time vivo nos campeonatos e colher bons frutos ao final das temporadas,…
O Internacional garantiu mais uma vitória no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (24), o…
View Comments
É vergonhoso o que os dirigentes do Mengão estão fazendo com essas famílias. É inadmissível que os culpados não sejam punidos e preso a por essa tragédia anunciada, pois colocaram os garotos em containers, sem alvará de funcionamento, com inúmeras irregularidades, um ambiente totalmente inadequado pra esses garotos. O presidente gasta milhões de euros com jogadores medalhões e fica fazendo caso pra pagar as indenizações as famílias. Presidente, chama as famílias, o Min.Público, a imprenssa, a justiça, deixa de fora os advogados das famílias e do clube, é faz um acordo diretamente com todas as famílias. Ouve a proposta das famílias e fecha logo um acordo, e acaba com isso, pois cada dia que passa, a imagem do clube fica mais suja e arranhada. A vida dos garotos não tem preço, e o clube num é rico, num tem dinheiro em caixa. Saudações rubro negras, aquele abraço.
Este tema de condução coercitiva, por iniciativa da própria CPI, é tema que não está pacificado no meio jurídico, e a doutrina apresenta entendimento divergente. O STF deveria decidir logo este assunto.
A propósito, eu acho que invade área atuação do Judiciário...
dentre tantas previsões da nova lei 13.869 há a punição de agentes públicos que decretar condução coercitiva de testemunha ou de investigado antes de intimação judicial, isto levando em conta o judiciário, imagine no caso de CPI?
Lei de Abuso de autoridade no presidente da ALERJ.
Art. 10. Decretar a condução coercitiva de testemunha ou investigado manifestamente descabida ou sem prévia intimação de comparecimento ao juízo (coisa que o presidente não é)
Pena - detenção, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa.
Mas ta na cara que os Advogados querendo ganhar um troco a mais, estão impedindo do Flamengo entrar em contato com as famílias...
Agora há 2 coisas no mínimo estranhas...
Primeiro: Ao falar que a Diretoria esta "Omissa", já entra em um paradoxo. Pois se a própria Justiça ordenou que o Flamengo pagasse 10.000/mês aos familiares, então eles estão tentando., Ao menos que as próprias famílias, ou até mesmo os Advogados recusem tal dinheiro porque talvez achem "Pouco". Lembrando que é 10mil todo mês por não sei quantos anos..
Segundo: Quando você fala "A Vida não tem preço", Mas Recusa 6milhões mais esses 10mil/mês, achando pouco. É muita cara de pau.. Pois assim você já ta colocando preço na vida de seu Filho..
Agora acho que o Flamengo deveria sim ser mais direto, vai lá na justiça e fala quanto ficou o acordo com as outras famílias..
- Foi 6 milhões + 10 mil/mês por 7 anos OK. Aceita ou Não..
Não dá para entender, são dois pesos e duas medidas... essa bosta do STF depois que levaram o ladrão do lularapio consecutivamente, eles proibiram levar quaquer pessoa obrigado, não vai valer mais, o que eu acho errado, mas nesse caso do flamengo, pode? Vai fumar mulambo seus antes, e deixam o Mengão em paz para resolver essa questão com os familiares dos jogadores, esses sim que foram vítimas.
Alerj e o Carvalho tinha que chama e aleja .aleja o povo. bando de fdp, cade a justiça? ja que dizem que o flamengo nao quer resolver ,entao convenção os advogados abutres das famílias .pq a justiça nao estipulam um valor para o flamengo pagar? resolvam de vez essa embromação da porra .
Política nem tem q meter a colher deles,nessa história, todos vagabundos, corrupitos sem moral de porra nenhuma,concordo prenamente com as famílias,devemos resolver isso o mais rápido q seja
Flamengo, tem q evitar essas propagacoes negativas,do maior do mundo...
Espero que resolvam logo essa situação é flamengo e só alegria, somos grande e nós nação
Políticos da Alerj. Vão tomar no c..... bando de vagabundo. Corruptos querem ibope vcs e essa porcaria dessa globolixo!!!!!
A pior assembleia legislativa do Brasil, a mais corrupta, estão querendo aparecer em cima do Flamengo.
Com certeza se a equipe do Corpo de Bombeiros vistoriar as instalações da Alerj encontrarão irregularidades muito piores que as verificadas no antigo alojamento dos garotos! Estão querendo se aparecer, políticos corruptos que trocados por merda ainda é caro!O Flamengo está cumprindo sua parte,tentando resolver da melhor maneira possível! Não se ouve falar em punições de culpados,apenas em dinheiro!!!
É Brincadeira destes políticos!!!
Enquanto o Povo do Rio bebe água com Merda e sei lá mais o que .
Eles agora querem mídia em cima do Flamengo.
Somos maiores que vcs seus políticos!!!
Na Próxima eleição vcs irão ter o de vcs !!!
Vamos colocar o Marcos Braz como Deputado Federal !!!
Landin Prefeito Do Rio de Janeiro!!!
Jorge Jesus para Governador Do Rio !!!
Vamos escolher todos os vereadores com jogadores que passou pelo Falmengo.
Alerj?. só tem corrupto bandidos