Categories: Flamengo

Ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello fala sobre tragédia no Ninho do Urubu

A tragédia no Ninho do Urubu completará um ano no próximo sábado, e as investigações ainda estão em andamento. Ex-presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello, é um dos indicados na Polícia Civil do Rio de Janeiro em inquérito que investiga as causas do incêndio no Centro de Treinamento.

Em contato com a reportagem do jornal O Dia, o ex-mandatário garantiu que não se sente culpado.”Obviamente, não.”

Veja outros trechos da entrevista:

O que você sente quando é apontado com um dos responsáveis pela tragédia no Ninho?

“Na realidade, eu não fui apontado como culpado por ninguém. A única coisa que aconteceu foi quando saiu aquele primeiro relatório com os indiciados, mas isso daí foi analisado pelo Ministério Público, que devolveu já duas vezes. De lá para cá, não aconteceu mais nenhum tipo de problema e estamos aguardando as conclusões das investigações. Fora isso, ninguém nunca me apontou como responsável pela tragédia.”

Como está a sua situação em relação ao processo neste momento?

“Foi o que expliquei anteriormente. Estamos aguardando a conclusão das investigações e depois a decisão do Ministério Público. Sempre, claro, respeitando a decisão da Justiça e com muita confiança que não existe nada que possa me considerar culpada. Na minha visão, o pior nessa situação toda foi a tragédia. O pior foi perder as crianças, que eu convivia. Todo mundo sabe do apreço que eu sentia pelo futebol de base. Perder os meninos foi a pior coisa que aconteceu. Isso se sobrepõe a qualquer acusação.”

Como você avalia a condução da gestão atual em relação aos familiares dos jovens?

“Como eu não estou participando das negociações, eu não posso tecer considerações de maneira definitiva, pois não sei o que está acontecendo. Eu acho que o Flamengo deve encontrar uma solução. Eu agora sou torcedor e torço para isso chegar ao fim. Não é solidariedade, mas é para preservar a imagem de clube cidadão que o Flamengo tanto custou a conquistar. Não podemos jogar fora, é uma questão de responsabilidade social. Mas pode ser que a atual gestão esteja tratando disso e se conseguir resolver, eu vou aplaudir.”

O Flamengo recebeu notificações e 31 multas no CT enquanto o senhor era o presidente? O Flamengo poderia ter feito algo para prevenir o acidente?

“Na realidade, enquanto eu era presidente chegaram sete autoincriminações e nenhum deles relacionados ao alojamento dos meninos. Era relativo à licença dos bombeiros. Nunca chegou a mim e a ninguém dos escalões superiores da administração do clube. Então, vocês mesmos da imprensa frequentaram o CT, durante um ano e meio, sem saber que ele estaria, teoricamente, interditado. Então, essa questão não faz muito sentido.”

Se você fosse o atual presidente, você acha que já teria resolvido as questões das indenizações?

“Eu torço para tudo se resolver. Sou torcedor agora. Apenas torcedor.”

Muitas famílias reclamam da forma que o Flamengo está conduzindo a situação. Como ex-presidente do clube, quer sugerir algumas ações para tentar “diminuir” a dor dos familiares?

“A melhor coisa a fazer é tentar apressar o final das negociações e preservar a imagem de clube responsável.”

Você vai estar no Maracanã no sábado, quando completa 1 ano da tragédia, e o Flamengo jogará contra o Madureira?

“Eu tenho ido a todos os jogos e espero que consiga ir ao jogo no sábado também.” 

Retirado de: O Dia

Equipe Gávea News

View Comments

  • O Bandeira foi muito bem nas respostas! Se a opinião pública , e principalmente, os jornalistas com a cobrança contra todas as empresas que foram, em tese, responsáveis por tragédias...Brumadinho não teria acontecida, pois deixaram a de Mariana sem cobranças! Por que lá não houve uma cobrança maior até do MP?
    Contudo, temos que analisar um aspecto: as represas da Vale, não resistiram, pois como anunciado na mídia, funcionários da Empresa e terceirizados, não queriam ter maiores despesas para o controle adequado...e fizeram o uso do sistema de barragem a montante, sem esperar o tempo adequado, para estabilização..., ou seja, diminuição das despesas, para aumentar o lucro...
    Na situação do Flamengo, parece ter sido, aquelas histórias que ocorrem no Brasil, para realização de obras, ou seja, as costumeiras demoras nos órgãos competentes, exigências e morosidade acentuada, que nos parecem criadas para gerar... ... ... para que se consiga que o processo administrativo “flua”.
    90% ou mais clubes estão na mesma situação, e mesmo com a tragédia, continuam irregulares e nenhum interdição foi realizada! E as instalações estão lá, sem a adoção de providências, para evitar a repetição da tragédia!
    Até porque, depois, o Órgão Público se esquiva, pressionando o clube a efetuar “indenizações”, desproporcionais em relação às demais impostas no sistema judiciário brasileiro.
    Agora voltamos às dirigentes do Flamengo: por que ainda não foi possível o acordo? Ora, o próprio Bandeira de Melo colocou, segundo notícias, uma cláusula no Estatuto do clube, que responsabiliza os dirigentes por gestão temerária, colocando boa bens particulares, destes, como garantia de eventual deslize.
    Então, uma indenização que fuja aos parâmetros de regularidade para o caso, pode sim, gerar esta interpretação, ainda mais, num clube com enorme disputa política, como o Flamengo.
    Vejo que as opiniões aqui postadas, refletem, em um primeiro momento, falta de conhecimento sobre a administração correta de um clube “social”, ou de futebol. Por outro lado, reflete paixões clubisticas adversárias, que em decorrência da atual situação econômica do clube, a inveja e a vontade de nivelar, por baixo, o Flamengo com os outros individados, que não querem trilhar o árduo caminho da austeridade que o Flamengo passou...tentam denigrir o clube.
    Há ainda, o interesse comercial “televisivo”;
    E por fim, o eterno jeitinho brasileiro, vamos resolver agora, e deixa que os presidentes futuros se preocupem em honrar as despesas que ocasionei, ou seja, vamos na onda do clamor, pagar logo, qualquer valor que seja ... se der problemas nas finanças, será bem lá adiante!
    Exatamente, como fizeram os políticos, em geral, no país...quebrando, municípios, estados e o país, este quase foi para o brejo! Afinal, político é tão brasileiro quanto todos os outros.
    Claro, sem falar na cobiça, mesmo que seja, daquelas pessoas, que em decorrência da fragilidade do momento, e em decorrência de conselhos e orientações, ou mesmo, por um desejo, inocente e abstrato da alma, querem uma compensação, que em seu âmago é um desejo de vendeta contra o destino... e o Flamengo o “saco” de socar; sentimento totalmente natural.
    O brasileiro crítica, os outros, mas nas pequenas corrupções estão, quase 100%, atolados em pequenas, médias e grandes situações de deslizes, poucos se salvam! Lembrem-se não existe honestidade 99, 90, 80, 70, 60, 20, 5, ou 2%! Ou é honesto ou não é...não há gradação!
    Querem exemplo? É fácil! No comércio ficar com o troco a mais, que alguém por erro lhe deu; Na farra com amigos, uma cerveja a menos que o garçom, inadvertidamente, não lhe cobrou; Na propina que “solicitada, ou sugerida” você aceitou ou honrou; Nos favores políticos que solicitou a alguém; Nos impostos que sonegou; Nas situações de alfândega, que a sombra das justificativas qualquer, deixou de oferecer a tributação produtos que importou ou trouxe para o país;
    Então, se marcou “sim” para qualquer das alternativas, ou qualquer outra, que não esteja nas enumeradas; Você é o que em regra, percebemos na população deste país!
    Se por outro lado, não constatou, meus parabéns! Talvez haja esperança para o país..,pelos menos daqui algumas centenas de anos...
    Agora, quem não pode resolver a situação, que pelo menos reflita antes de, levianamente, acusar que está na frente do furacão é responsável por resolver esta questão!
    Por derradeira, e para todos os lados, neste episódio, VIDA daqueles que foram chamados para a outra dimensão, não tem preço! Qualquer fortuna que possam receber, não preencherá o vazio, pela ausência, de um ente querido.
    Se preencher é porque não existia amor, é aquele ente que estamos querendo mostrar que amávamos, foi, está sendo, e será instrumento é escada para um objetivo “terreno”,
    Afinal viemos a este mundo “nús” e só voltamos para o “desconhecido” vestidos por vergonha ou piedade de nossos familiares que nos colocam roupa ou flores sobre o corpo!
    Eu pelo menos, ainda, não vi “urna” com gavetas ou cofres!
    .....,

    • Desculpem alguns pequenos erros: é = e; é falta de “r” no final de algumas palavras, omissões de palavras “engolidas”, além de substituições de palavras que o “corretor” ou a “burrice” do autor ocasionou! Espero que, mesmo assim, permita a compreensão!
      Bom dia, paz de Jesus, ou de qualquer outro “Ser” que lhe sirva de apoio...nesta existência, aliás, apenas a Metafísica explica a fé...e tanto quanto a honestidade...ou se tem ou não!
      Em Deus: o indivíduo crê ou não! Não existe meio termo...

  • Eu acho que o presidente do Flamengo deveria chama as família e negócia da mesma maneira para ficar livre desta trajedia e cala a boca desta empresa maldosa

  • Parabéns Bandeira de Melo, por iniciar a grande administração que o MENGÃO tem hoje. E quanto a tragédia, infelizmente existem alguns advogados mercenários querendo ficar ricos em cima do Flamengo, pois só se falam em dinheiro, e não nas vidas, que não tem preço.

  • Ninguém nem ele conseguiria apressar por mais que ele oferecesse as famílias teria sempre uma que ia querer mais. Deixa a justiça decidir.....

  • Parabéns Bandeira. Realmente em suas veias corre o sangue Rubro Negro de verdade. Vc fez da sua gestão no Clube OTO PATA MAR. Sera sempre respeitado pela Nação.

  • Parabéns Bandeira inteligente como sempre o cara cheio de maldade, não é atoa que estamos em outro patamar e devemos a você esses títulos que conquistamos e o que vem pela frente você é o melhor presidente e gestor que o Flamengo já teve.obrigado por nós deixar orgulho novamente em torcer para esse clube maravilhoso

  • Está de parabéns Bandeira de Melo, você foi o maior Presidente que passou pelo o Flamengo, tiro o chapéu para você, mais uma vez parabéns.

    • Isso e verdade se estamos em outro pantamar. E graças a otimo trabalho Bandeira de Melo infelizmente teve essa trajedia mais td bemseu trab foi e serar sempre digno de elogios parabens aki e FLAMENGO

    • A VERDADE DÓI, MACHUCA e MÁGOA......REALMENTE O NOSSO EX-PRESIDENTE SANEOU AS FINANÇAS DO NOSSO FLAMENGO, OU SEJA, PLANTOU A SEMENTE QUE DEU EXCELENTES CONDIÇÕES DA ATUAL GESTÃO A VOLTAR COM TÍTULOS E MAIS TITULOS IMPORTANTES E INÉDITOS, BATENDO RECORDES DE PÚBLICO E ULTRAPASSANDO METAS INÉDITAS !!!!!!

Recent Posts

Inteligência artificial aponta quais times vão ser rebaixados no Brasileirão

A reta final do Campeonato Brasileiro de 2024 é decisiva para os clubes que ainda…

4 minutos ago

Vídeo: jogadores mais jovens, deixam Rafinha, do São Paulo, irritado

A experiência no futebol é um dos grandes trunfos de atletas veteranos como Rafinha, lateral…

9 minutos ago

O valor exigido pelo Flamengo para vender Léo Ortiz para a Europa

O Flamengo pode enfrentar uma baixa significativa em sua defesa na próxima janela de transferências.…

14 minutos ago

Pai de Neymar diz onde o filho irá jogar

Após as especulações de que Neymar poderia deixar o Al-Hilal, Neymar pai afirmou que o…

19 minutos ago

Botafogo x Vitória: Artur Jorge se irrita com pergunta após o jogo

O técnico do Botafogo, Artur Jorge, perdeu a paciência durante a coletiva após o empate…

24 minutos ago

Vídeo: a declaração de Emiliano Díaz direcionada a Augusto Melo, do Corinthians

Após mais uma vitória convincente do Corinthians no Brasileirão, o auxiliar técnico Emiliano Díaz trouxe…

29 minutos ago