Em julgamento realizado na tarde de hoje (20), o Flamengo foi condenado, pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Rio de Janeiro (TJD-RJ), a pagar R$ 50 mil pelos cânticos “time de veado” de parte da torcida durante a partida contra o Fluminense, válida pela semifinal da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca.
Na ocasião, após o grito de “pague as famílias”, proferidos pelos tricolores em alusão à tragédia do Ninho do Urubu, e os rubro-negros responderam com os cantos de cunho homofóbico. Um vídeo mostrando os dois momentos foi mostrado.
O tribunal não entendeu que houve homofobia no caso, mas entendeu que os gritos foram ofensivos à torcida adversária. Desta forma, o Rubro-Negro foi enquadrado no artigo artigo 191, que aponta “deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento de competição”, mas absolvido no 243-G, “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito”, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Também foram citados os comentários homofóbicos feitos na Fla TV, canal oficial do Rubro-Negro, durante a transmissão da semifinal. Na ocasião, o locutor Emerson Santos usou a expressão “show das poderosas”, título de uma música da Anitta, ao se referir a uma reclamação dos jogadores do Fluminense. Logo depois, o comentarista Alexandre Tavares usou o termo “querida”. O caso, porém, não foi julgado.
Durante o evento no TJD-RJ, foi apontada a necessidade de medidas para se combater a homofobia no esporte, principalmente no futebol, lembrando também casos em que houve condenação por racismo.
Foi recordado ainda que, recentemente, o Superior Tribunal Federal (STF) entendeu que a homofobia e transfobia são enquadrados como crime de racismo. Porém, foi indicado que o “time de veado” não teria sido uma injúria a uma pessoa específica, mas algo genérico para atingir a torcida adversária
Retirado de: UOL
Corinthians encara o Vasco com desfalques importantes na neo Química Arena O zagueiro Félix Torres,…
Santos mira retorno de Neymar com apoio de trunfos econômicos e parceria de longo prazo…
Gustavo Gómez destaca esforço do Palmeiras para logística e projeta reta final do Brasileirão O…
São Paulo busca vitória contra o Atlético-MG para seguir firme na briga por vaga direta…
Renê se destaca na vitória do Inter e encaminha renovação de contrato Renê foi um…
Germán Cano empata e salva ponto importante para o Fluminense contra o Fortaleza Na noite…
View Comments
O Flamengo sempre é multado por alguma coisa e agora por "gritos homofóbicos" e o fluminense com os gritos de "time assassino", não vão fazer nada?
Mas os assassinatos foram fatos reais e recentes ou a vagabundagem dessa seita maldita de cores negra do luto e vermelha de sangue derramado das criancas querem negar estes fatos.
Seita é sua família de corno,viado e putas, nada contra gosto é gosto.
Agora se acontecer:de alguém subir em uma escada e a mesma quebrar, ou qualquer outro do tipo que seja julgado acidente, é assassinato. Os dirigentes tem fazer, é o seguinte excluir essas bichinhas,da parceria do Maracanã.
Puta merda, o Brasil ficou muito chato com essas frescuras de agora. Ninguém é viado, ninguém é sapatão, ninguém é negão, ninguém tem cabelo duro, ninguém pode ser encarnado, ninguém é gordo etc. Ninguém é isso, ninguém é aquilo. O flamengo foi multado. E o fluminense, qual foi a pena? prestação de serviço.
Ninguém é nada disso só a seita maldita é assassina de crianças.
E quando nos chamam de favelados, em tom de menosprezo? E de mulambos? Quando cantam "phuta, viado e ladrão"??? Ninguém fala disso!!!
Falar verdade POOODDEE
Brasil ficou muito chato
Várias torcidas chamam os outros de viados e nada acontece...todas as torcidas digam árbitros e nada acontece agora esses bandos de FDP de assunto....justiça de merda
Praticamente tudo sobre o assunto já foi dito aqui. Concordei com quase todos os comentários. Eu digo que, ou o departamento jurídico do Fluminense é muito bom, ou o do Flamengo é muito ruim, ou o tribunal está cheio de tricolores, ou todas as opções anteriores. Pra cima do Boa Vista no sábado. Avante Flamengo.
Você de novo? Fazer o que essas é a sina do Flamengo
50 mil, mas o Fluminense deve 600 mil ao Flamengo pelo Maracanã, então agora eles só.decem 550 mil. Tá pago os cinquentinha.
Boa noite e Saudações Rubro Negras. O presidente do Flamengo tem que tirar a parceria do Fluminense, por este caso e por estar arcando com toda a despeza. Abraços.
Vergonha vergonha vergonha esse tribunal de justiça TJD-RJ e muita clara de pau viu .
Rapaz isso clubista Nesse pais..
A torcida do Flamengo tem que chamar a torcida do Fluminense de água fora da banheira, torcida de gol contra, firme igual prego na areia e etc. Kkkkkkkkkk
Tá uma palhaçada o futebol , essa onda de politicamente correto. Tá chato pra cacete.
A torcida sempre xingou isso é a raiz do futebol essa geração Nutella tá cheia de viadagem