Categories: Flamengo

Bruno Henrique estaria impedido na nova regra proposta pela Fifa? Compreenda as possíveis mudanças

Uma checagem do VAR no empate por 2 a 2 entre Flamengo e Independiente del Valle (EQU), virou polêmica por apontar um impedimento de Bruno Henrique.

O atacante tinha os pés no campo de defesa, mas o corpo inclinado supostamente no campo de ataque, à frente do penúltimo defensor adversário. O lance deixou os jogadores flamenguistas revoltados com a arbitragem. Na nova regra proposta pela Fifa, o gol do atacante teria sido legal.

A mudança de regra é uma ideia de Arsene Wenger, ex-técnico do Arsenal e atual diretor técnico da Fifa. Ele propõe que o jogador esteja em posição legal se tiver qualquer parte da cabeça, tronco e pernas na mesma linha ou atrás do penúltimo defensor adversário — ou qualquer destas partes do corpo no campo de defesa. Portanto, se tal regra estivesse vigente, Bruno Henrique não estaria impedido.

A proposta de Wenger pode ser considerada a proposta oficial da Fifa, afinal o ex-treinador é um alto funcionário da entidade. Ainda assim, uma mudança deste tipo geralmente é debatida por meses antes de ser votada (para aprovação ou não) pela International Football Association Board (IFAB), o fórum de regulamentação do futebol.

A IFAB tem reunião marcada para o dia 29 deste mês, justamente para discutir o impedimento, mas a proposta de Wenger não estará em pauta. A entidade admite discutir a ideia de Wenger, mas sem pressa. “Qualquer mudança na regra só acontece depois de diálogos mais profundos”, afirmou o secretário-geral da IFAB, Lukas Brud, em entrevista à TV inglesa Sky Sports.

A atual regra do impedimento, a 11ª do futebol, diz que “um jogador está em impedimento se a) qualquer parte da cabeça, corpo ou pés está no campo de ataque (excluindo a linha de meio-campo) e b) qualquer parte da cabeça, corpo ou pés está mais perto da linha de fundo do que a bola e também o penúltimo adversário”.

Arsene Wenger argumenta que sua proposta de nova regra “resolveria o problema [dos impedimentos] e não teríamos mais decisões milimétricas quando o nariz do atacante estiver à frente dos zagueiros”.

Retirado de: UOL

Equipe Gávea News

View Comments

  • Em toda minha vida pensei que se os jogadores estão atrás da linha do meu campo não interessa se um está a frente do outro
    Pensei que não estaria empedido

  • No meu entendimento no caso do gol de Bruno Henrique eu teria dado gol legal todo jogador q vai correr atrás da bola tende a inclinar o corpo ninguém consegue corre com o corpo ereto não tem q acabar com essa tal de cabeça e tronco à frente do defensor basta os pés está em ou antes da linha.

  • Deveria ter uma camera do VAR posicionada no centro da linha de campo pelo menos assim para com essa marmota aqui é Mengão na veia no maraca vamos ganhar desses bostas

  • Deveria acabar com esse tal de impedimento. Isso é pra ajudar juízes mau intencionados. Azar do adversário que discuidar de quem está na frente.

    • O critério da jogada do Felipe contra o Atlético foi um e contra o independente foi outro se contra o Atlético paranaense não foi pênalti contra o independente não foi impedimento.

    • Se contra o Atlético paranaense Felipe Luiz estava com um p a um tris da linha da grande área mais o corpo TD encrinado dentro da área porque não foi pênalti e no meio campo foi impedimento.

  • Ele não estava impedido nem na nova , nem na velha regra, porque simplesmente não estava impedido!! Essa é a verdade, o resto é conversa! O jplacar do jogo era para ter sido 3 a 1 pro Flamengo...esse é o fato! E ponto!
    E tbm não foi pênalti...ponto!

  • eles deveriam fazer reunião para discutir a posição do V.A.R e ele poder atuar em qualquer setor dentro das quatros linhas do campo até pq o var veio pra acabar com a injustiça que acontecia em campo. Ele deveria ser mais rápido para acionar o juízo de campo e assim teríamos um bom desenvolvimento do jogo

  • A regra não fala de sombra. Enquanto não mostrarem a imagem, que comprova que o corpo dele estava além da linha, não estava impedido.

Recent Posts

A declaração de Luís Zubeldía sobre o atacante Luciano, do São Paulo

Zubeldía comenta empate com o Botafogo e analisa postura do São Paulo para jogo decisivo…

2 minutos ago

A declaração de Koundé sobre a greve dos jogadores

Jogador francês é mais um a criticar o calendário do futebol europeu Após o volante…

17 minutos ago

Hulk, do Atlético-MG, rebate Keno, do Fluminense

A temida "lei do ex" voltou a fazer efeito, mas de uma maneira diferente nesta…

47 minutos ago

A declaração de Lucas Moura direcionada a torcida do São Paulo

Lucas Moura projeta duelo decisivo contra o Botafogo na Libertadores e pede apoio da torcida…

1 hora ago

Isso foi o que CEO do Al Nassr disse sobre demissão de Luís Castro ter passada pelas mãos de Cristiano Ronaldo

O ex-técnico do Botafogo, Luís Castro, foi oficialmente demitido do Al Nassr, de Cristiano Ronaldo,…

1 hora ago

Vidente crava vencedor do duelo entre Botafogo-SP x Santos

Vidente crava vencedor do duelo entre Botafogo x Santos

2 horas ago