A remuneração do Grupo Globo aos clubes do Campeonato Brasileiro pelas partidas transmitidas via streaming, por meio do aplicativo Premiere Play, têm sido alvo de contestações de dirigentes.
O consenso entre cartolas de sete clubes da Série A ouvidos pela reportagem é que a exibição na internet deve se tornar fundamental para o caixa nos próximos anos, com a adesão de um número maior de assinantes.
Esse assunto também integra um processo do Flamengo contra o Grupo Globo, iniciado em janeiro deste ano, na 36ª Vara Cível do Rio de Janeiro.
Os rubro-negros se queixam, no processo, de que a Globo desconta um percentual supostamente indevido no valor que o clube teria a receber. Isso também acontece com outras equipes consultadas pela reportagem, mas apenas o atual campeão nacional acionou a Justiça.
No modelo apresentado pela emissora, os pagamentos pelo serviço da internet são diferentes do pay-per-view pela TV. Neste, os clubes têm direito a 38% do total bruto arrecadado com a venda da assinaturas, e o dinheiro é dividido de acordo com a pesquisa de torcedores assinantes do serviço, realizada pela Globo. Quem tem mais torcida fica com uma fatia maior.
A fórmula para o aplicativo é diferente. A Globo se comprometeu inicialmente a pagar aos clubes 50% da receita líquida do serviço, como está registrado no processo do Flamengo.
As agremiações esperavam que a empresa descontasse 10% de imposto, mas foram retirados também outros 10% do imposto pelo repasse das imagens entre dois braços do grupo, da Globosat para a Globo, e 20% de repasse de custos com a transmissão.
A estimativa do Flamengo é que, com os descontos, o clube tenha direito a receber metade do que esperava em relação ao valor total arrecadado pela emissora.
Para os dirigentes rubro-negros, a Globo explicou estar repassando o lucro da operação, não o líquido.
“Ao apresentar planilha de apuração do que seriam as receitas líquidas sobre os serviços em questão, a ré [Globo] realizou descontos que não se limitam a impostos, tendo elas incluído no cálculo despesas com comissões pagas a empresas do grupo e custos diversos com a operação”, diz o processo iniciado pelo clube.
Procurada pela reportagem, a emissora afirma que cumpre o que foi estabelecido no documento: “Globo e clubes dividem as receitas das vendas do Premiere Play, depois de abatidos os custos do produto, tal como previsto no contrato. É um modelo justo e aceito por todos os clubes”.
A empresa cobra R$ 79,90 mensais pelo pacote de streaming com a maior parte dos jogos do Campeonato Brasileiro (o Athletico não tem contrato para exibir suas partidas nessa plataforma).
Apesar de a Globo não divulgar sua base de clientes, os clubes ouvidos pela reportagem acreditam que todo o serviço de pay-per-view, considerando TV e internet, configuram um mercado de aproximadamente R$ 2 bilhões anuais.
No material de divulgação que enviou às agências de propaganda, a Globo avaliou que sua plataforma de transmissão, junto com os acessos aos jogos pelo site ‘Globo Esporte’, recebe 10,6 milhões de visitantes únicos por mês.
Retirado de: Yahoo Esportes
O Flamengo vai explorar mais de seu impacto multifacetado e identidade cultural com novo 'tour'…
O anual e tradicional Jogo das Estrelas de Zico foi relizado neste sábado (28), no…
O Flamengo segue em movimento para se fortalecer na temporada de 2025, mas uma declaração…
Botafogo inicia busca por novo treinador após saída de Artur Jorge O Botafogo está em…
O Botafogo vai disputar as primeiras cinco rodadas do Campeonato Carioca 2025 com um elenco…
Arrascaeta, um dos maiores ídolos da torcida do Flamengo, leva uma vida de luxo fora…
View Comments
Na verdade temos que apoiar o nosso mengao e deixar essas coisas de pomitica pra os politivos que gsnham pra isso devemos focar no nosso mengao e apoiarmos nosdo clube em tudo que seja globo ou ojtra emissora oque nos queremos e ver nosso flamengo jogar e ganhsr tudo valeu naçao estamos juntos
Rapaz essa Porã dessa globo tem que deixar essa merda, emissora corrupta da pora, o Flamengo está certíssimo e o presidente também.
Em 2022 as coisas irão mudar eu creio. A sua dívida com o governo por sonegação chega a quantia dos 50.000,000,000,00 ou paga ou sofre as sanções. Cada vez mas as coisas se complica para Globolixo!!!
Bom dia, não vejo a hora disso tudo terminar e agente poder assistir aos jogos do MENGÃO em outras emissoras, não acho certo agente só ter como opção essa Globo lixo, que todos os clubes estejam unidos nessa batalha.
Tem uns metidos a sabichões que postam como se entendessem tintim por tintim, do que rola no contrato dos clubes com a emissora Globo e começam a vomitar asneiras sobre o presidente mais correto dos últimos anos do Brasil.
Uma vez Flamengo sempre Flamengo! 🔴⚫Essa TV plim plim tem que ter o que merece, por ser tão gananciosa. Sempre apoiada por políticos corruptos, esses clubes que vivem das migalhas dessa emissora, ou se adequem, se junte ao Mengão, ou irão ficar com o Pires na mão.
Vai pagar na Justiça, vai sofrer, mas vai continuar a ser uma das maiores do mundo. O Mengo está certo em cobrar, faz parte. Quanto ao cornão miliciano, apaixonado por assuntos relacionados a cú, ele não pode fazer nada sobre renovar ou não concessão de televisão. Isso é com o Congresso. Ele deveria tentar administrar o País e tomar conta da mulher dele.
Cala a boca defensor de assassino, corrupto, ladrão e vagabundo...
Isso aqui e FLAMENGO e não política...
O SEU CÚ DEVE TER A MAIOR INVEJA DA SUA BOCA...
SÓ FALA MERDA...
Co cordo com vc Elias. Bem dito.
Que grosseria, comportamento típico de gado mesmo!
Cala a boca babaca... fala merda...
Início do fim da Globolixo!!!!
#GloboLixo
Verdade tomara que todos os Clubes a acordem e não feche mas, nenhum acordo com a Globo. Bom Dia Nação Rubro-Negra.