Federação Equatoriana de Futebol cancela eventos esportivos, e próxima partida do Flamengo na Libertadores pode ser afetada

Taça da Copa Libertadores da América (Foto: Divulgação/Conmebol)

A Federação de Futebol Equatoriano decidiu adiar todas as competições deste fim de semana que estão sob gerência da entidade devido ao surto de coronavírus no país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira e pode impactar diretamente a partida entre Independiente del Valle x Flamengo, pela Libertadores, marcado para dia 19, em Quito.

Apesar de a Conmebol não se manifestar oficialmente sobre o caso, há o risco da partida ser disputada com portões fechados. Nesta quinta-feira, pelo mesmo motivo, Racing e Alianza Lima irão se enfrentar sem a presença do público no El Cilindro, em Buenos Aires, também pela Libertadores.

O Ministério do Esporte do Equador também divulgou um comunicado onde permite que os campeonatos nacionais e internacionais em escala profissional sejam realizados sem público desde que tomem as medidas de precaução necessárias. O Campeonato Equatoriano masculino não está sob encargo da FEF.

Anteriormente, a Conmebol havia alterado o lugar da partida entre Independiente del Valle e Flamengo, mas sem ter relação com o coronavírus. Marcado para o Atahualpa, onde o rubro-negro disputou o jogo da ida da Recopa Sul-Americana, agora será realizado no Estádio Gonzalo Pozo, em Quito.

A mudança no local se deve ao fato de o Estádio Atahualpa estar ocupado por um evento musical no mesmo dia da partida.

O Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, conhecido como ‘La Caldera del Sur’, tem capacidade para cerca de 18 mil torcedores com a liberação total. Ele pertence ao Aucas, do Equador, e será cedido para a partida. Apesar da mudança, o Flamengo não escapará da altitude: são 2.873 metros acima do nível do mar.

Créditos do texto: Extra/ Marcello Neves