Flamengo

Entenda por que estádios de futebol cheios são perigosos para a propagação do coronavírus

O esporte mundial está em colapso devido ao surto do novo coronavírus. As Eliminatórias da Copa do Mundo foram adiadas, a Liga dos Campeões teve partidas com portões fechados… A ideia é evitar aglomerações, mas 63.426 torcedores estiveram no Maracanã para ver Flamengo x Barcelona, pela Libertadores. Motivo para preocupação? ‘O Globo’ mostra porque estádios de futebol são perigosos por serem propagadores em potencial do Covid-19.

A primeira explicação é óbvia: estádios são classificados como ambientes fechados em epidemias e facilitam a proliferação de doenças. No caso da partida do Flamengo, reunir 60 mil pessoas no mesmo local faz com que vírus e bactérias se propaguem mais rapidamente pelo ar, aumentando o contágio devido a pouca ventilação e circulação de ar.

— Não são apenas estádios, mas qualquer tipo de aglomeração. A convivência em um período de 2h no jogo facilita a transmissão. Se você quer conter a epidemia, aglomerações favorecem a transmissão. Isso se mostrou efetivo nos países que tiveram controle da epidemia, como o Irã, a Coreia [do Sul] e o Japão — afirma Renato Kfouri, de 55 anos, pediatra e infectologista da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Além disso, a convivência de um estádio de futebol é diferente de cinemas, bares ou shows. Comemoração de gols com beijos e abraços, toques em corrimãos e cadeiras e a proximidade de menos de um metro de distância colaboram para a contaminação. Ainda há contato direto em locais como lanchonetes e banheiros.

— O problema não está no estádio em si, está na situação epidemiológica atual. As aglomerações facilitam a isso. O Ministério da Saude está classificando [a contaminação em] níveis, de acordo com o número de casos e tipos de transmissão de cada região. Quando existe um grande número de casos, medidas são tomadas para isolamento — declara Kfouri.

Até o momento, o Ministério da Saúde do Brasil avalia que não há circulação do vírus suficiente para recomendar a suspensão de jogos de futebol. Cabe lembrar que o coronavírus tem, em média, taxa de contágio de 2,5 por pessoa (um infectado pode propagá-la para quase três). As medidas de contenção pessoal são fáceis de entender.  

— Se você está doente, use máscara. Somente se estiver doente. Evite contato com idosos, que são as maiores vítimas dessa epidemia. Tem a higiene da tosse, evitar cumprimentos mais efusivos dentro de aeroportos, reuniões, assembleias… Começar projetos de educação para lavagem de mãos, oferecer álcool-gel, tudo ajuda — informa o especialista.

Créditos do texto: Marcello Neves e Tatiana Furtado/O Globo

Equipe Gávea News

Recent Posts

Santos planeja procurar outro técnico para substituir Carille

Santos planeja procurar outro técnico para substituir Carille

2 minutos ago

Despedida de Imperador pode ter craques no Maracanã

Despedida de Imperador pode ter craques no Maracanã

13 minutos ago

Ídolo do Flamengo cobra demissão de Tite

Ídolo do Flamengo cobra demissão de Tite

43 minutos ago

Tite faz cobrança pública direcionada ao elenco do Flamengo

Tite faz cobrança pública direcionada ao elenco do Flamengo

1 hora ago

A declaração do meia Arrascaeta após o jogo entre Flamengo x Peñarol

A declaração do meia Arrascaeta após o jogo entre Flamengo x Peñarol

2 horas ago

Léo Pereira questiona atitude da torcida do Flamengo

O Flamengo foi derrotado pelo Peñarol por 1 a 0 na quinta-feira (19), em pleno…

8 horas ago