Secretário-geral da CBF fala sobre a possibilidade de suspender jogos de futebol no Brasil

Sede da CBF no Rio de Janeiro (Foto: Cahê Mota/Globo Esporte)

Secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman descartou, nesta quinta-feira (12), suspender qualquer jogo de futebol profissional no Brasil neste momento por conta da pandemia de coronavírus que afeta o mundo.

“Aqui no Brasil, a situação tem permitido aguardar em relação ao desenvolvimento da patologia, o que significa que todos os dias há monitoramento às autoridades federais para a gente ver a necessidade ou não de mudança da nossa conduta, que tem sido de não propensão ao pânico, nem admissão do caos, nada disso.”

“As autoridades têm tratado isso com muita consciência e não orientado ainda no sentido de suspensão de jogos e atividades esportivas e culturais”, disse o dirigente em entrevista exclusiva por telefone à ESPN Brasil, durante o programa SportsCenter.

A conduta adotada pela entidade que comanda o futebol brasileiro vai na contramão de várias de suas pares na Europa, por exemplo. Espanha e Itália, apenas para citar duas, suspenderam suas ligas nacionais por conta da patologia.

“Não há nenhum motivo nesse momento para nenhum tipo de aceleração de decisão. Há um controle muito bem feito por parte das autoridades. Os dados estatísticos revelam que no momento é necessário esperarmos. Pelo monitoramento, vamos tomar as medidas necessárias”, seguiu Feldman.

A pandemia de coronavírus já fez vários eventos esportivos serem cancelados ou suspensos em todo o mundo. A NBA, maior e principal liga de basquete, parou e não deu data para voltar, assim como a NCAA, dos Estados Unidos, maior liga de basquete universitário.

“O presidente [da CBF] Rogério Caboclo tem tido contato diário com praticamente todas as federações estaduais para orientar neste sentido. É tudo feito com muita sensatez e responsabilidade”, informou o secretário-geral da CBF.

Na Alemanha, a Bundesliga cogita até encerrar a liga nacional já, sem campeão e sem rebaixados. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já suspendeu as partidas da Copa Libertadores marcadas para a próxima semana. E a Uefa informou que terá reunião na próxima terça-feira (17) para decidir sobre Champions League, Europa League e Eurocopa.

“Por que neste momento já teríamos que anunciar a mudança da decisão sensata? Não há elementos estatísticos, de ciência e saúde pública que nos leve a uma decisão diferente dessa nem de anunciar quando isso poderia acontecer. Estamos lidando com muita responsabilidade, com monitoramento diário, e estamos embasados nesta decisão”, seguiu Feldman, diante da insistência no tema dos jornalistas da ESPN Brasil Gláucia Santiago e Gustavo Hofman.

“As autoridades públicas na área da saúde não têm orientado neste sentido. Temos que tomar decisão adequada no momento em que qualquer elemento diferente se impor, mas não enquanto isso não acontece”, encerrou o dirigente.

Qual a situação no Brasil?

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, divulgado por volta das 17h desta quinta-feira (12), o Brasil tem 77 casos confirmados do novo coronavírus.

Já são nove estados com ao menos uma pessoa acometida pela patologia, e São Paulo lidera com 42 registros.

Rio de Janeiro (16), Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Bahia (2), Minas Gerais (1), Pernambuco (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (2) completam a lista.

Ao todo, 1.422 casos estão em investigação, enquanto 1.163 já foram descartados.

Retirado de: ESPN