Secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman descartou, nesta quinta-feira (12), suspender qualquer jogo de futebol profissional no Brasil neste momento por conta da pandemia de coronavírus que afeta o mundo.
“Aqui no Brasil, a situação tem permitido aguardar em relação ao desenvolvimento da patologia, o que significa que todos os dias há monitoramento às autoridades federais para a gente ver a necessidade ou não de mudança da nossa conduta, que tem sido de não propensão ao pânico, nem admissão do caos, nada disso.”
“As autoridades têm tratado isso com muita consciência e não orientado ainda no sentido de suspensão de jogos e atividades esportivas e culturais”, disse o dirigente em entrevista exclusiva por telefone à ESPN Brasil, durante o programa SportsCenter.
A conduta adotada pela entidade que comanda o futebol brasileiro vai na contramão de várias de suas pares na Europa, por exemplo. Espanha e Itália, apenas para citar duas, suspenderam suas ligas nacionais por conta da patologia.
“Não há nenhum motivo nesse momento para nenhum tipo de aceleração de decisão. Há um controle muito bem feito por parte das autoridades. Os dados estatísticos revelam que no momento é necessário esperarmos. Pelo monitoramento, vamos tomar as medidas necessárias”, seguiu Feldman.
A pandemia de coronavírus já fez vários eventos esportivos serem cancelados ou suspensos em todo o mundo. A NBA, maior e principal liga de basquete, parou e não deu data para voltar, assim como a NCAA, dos Estados Unidos, maior liga de basquete universitário.
“O presidente [da CBF] Rogério Caboclo tem tido contato diário com praticamente todas as federações estaduais para orientar neste sentido. É tudo feito com muita sensatez e responsabilidade”, informou o secretário-geral da CBF.
Na Alemanha, a Bundesliga cogita até encerrar a liga nacional já, sem campeão e sem rebaixados. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já suspendeu as partidas da Copa Libertadores marcadas para a próxima semana. E a Uefa informou que terá reunião na próxima terça-feira (17) para decidir sobre Champions League, Europa League e Eurocopa.
“Por que neste momento já teríamos que anunciar a mudança da decisão sensata? Não há elementos estatísticos, de ciência e saúde pública que nos leve a uma decisão diferente dessa nem de anunciar quando isso poderia acontecer. Estamos lidando com muita responsabilidade, com monitoramento diário, e estamos embasados nesta decisão”, seguiu Feldman, diante da insistência no tema dos jornalistas da ESPN Brasil Gláucia Santiago e Gustavo Hofman.
“As autoridades públicas na área da saúde não têm orientado neste sentido. Temos que tomar decisão adequada no momento em que qualquer elemento diferente se impor, mas não enquanto isso não acontece”, encerrou o dirigente.
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, divulgado por volta das 17h desta quinta-feira (12), o Brasil tem 77 casos confirmados do novo coronavírus.
Já são nove estados com ao menos uma pessoa acometida pela patologia, e São Paulo lidera com 42 registros.
Rio de Janeiro (16), Paraná (6), Rio Grande do Sul (4), Bahia (2), Minas Gerais (1), Pernambuco (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1) e Distrito Federal (2) completam a lista.
Ao todo, 1.422 casos estão em investigação, enquanto 1.163 já foram descartados.
Retirado de: ESPN
Quem será que vence esse duelo? Neste sábado (23), o confronto entre Atlético-GO e Palmeiras…
Neste sábado, o SBT será palco de um grande momento do futebol sul-americano: a final…
Grande decisão acontece neste sábado (23) Cruzeiro e Racing entram em campo logo mais, às…
Cruzeiro aposta em Cássio para conquistar a CONMEBOL Sul-Americana contra o Racing O Cruzeiro tem…
A Conmebol parabenizou o Flamengo pelo título da Copa Libertadores da América neste sábado (23/11),…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Grêmio se concentram nos bastidores do…
View Comments
Para efeito de prevenção, acho que deveríamos fazer como os EUA que cancelou todos os vôos internacionais para o país, assim ninguém entra contaminado e prejudica o controle do país. O Brasil deveria fazer o mesmo, assim zeraria as contaminações que surgiram no país por pessoas que vieram de fora, procedentes de vôos internacionais!!! Depois que zerasse os contaminados, voltaria com os vôos internacionais e passariam a fazer a checagem dos vôos que chegassem de países contaminados. Acho que não deveríamos deixar acontecer o problema, para depois prevenir, isso não é prevenção!!!!
Ricardo Carvalho de Andrade, não é o caso de deixar ou não deixar entrar voos internacionais, o caso é de suspender tds os Campeonatos Estaduais, e quando o Brasileirão começar e ainda Exista esta Pandemia, continuar com tds o Desporto não só no Gramado, mas tb nas Quadras, Masculinos e Femininos, Decretarem Quarentena nos Estados onde já haja Contaminados, e só poderem sair 1, 2, ou até 3 Pessoas ao Supermercado, Fecharem Discotecas, Cafés, pq mais vale Prevenir do que Remediar, e para te dar uma informação, o Governo de Jair Messias Bolsonaro já Impediu que Voos vindos da Europa Aterrem no Brasil, Preveniu (ACHO MT BEM), eu tenho a minha Querida Esposa aí no Brasil, pq eu tive que vir a Portugal pq a minha Querida Mamãe estava Doente, não sei como vou entrar novamente no Brasil, mas estou Respeitando, pq este Vírus o Covid-19 não é um esfriado qualquer, é uma Pandemia Mt Perigosa, Mts Pessoas Brincaram com o Covid-19, até enviaram Piadas para o Facebook (ACHO QUE BRINCAM COM COISAS SÉRIAS), temos que Respeitar as Ordens dadas pela Organização Mundial de Saúde, Saudações Rubro-Negras, Rui e Marta Santos.
So aqui... poderiam aproveitar e começar o campeonato so no 2 semestre pra igualar o calendário junto com o europeu e acabar com essa bagunça
Se não for monitorado nenhum risco no Brasil no nível dos outros países e se isso fizer o Brasil ser o único país a continuar com os jogos, o lado bom é que o mundo está em quarentena e vai ficar assistindo os jogos do Flamengo kkkkkk
Thania Regina, não vamos Brincar com coisas Sérias, td bem que eu tb quero ver o Mengão Jogar e Vencer, mas primeiro está a Saúde das Pessoas, Saudações Rubro-Negras, Rui e Marta Santos.
Essa situação é séria, o vírus já está em meio à população, ou seja, está na fase de contágio por contato, portanto, é necessário, evitar agromeração de pessoas. Evitar é bem melhor que remediar.
Virose sem cura no momento né.
E quee mata né???
Aff
Tá de sacanagem
Brinca msm
Só quer faturar, a população que se dane.
Inresponsabilidade, previnir melhor que remediar sempre... Não vamos criar Pânico nenhum com a suspensão do campeonato e esperar para ter a real certeza de como o país reagirar a essa patologia. Que se transmite de forma rápida pelo globo, podendo demorar até 14dias para que o infectado possa ter os sintomas, os números podem virar de um dia para o outro, como vimos em outros paises, mais de 1000 casos novos diário.
Aqui na BA, mais preciso em Itacaré, esse número vai subir depois do casamento em Itacaré, onde um dos convidados que teve contato direto com 500 pessoas foi confirmado com o vírus, e logo depois a blogueira rmã da noiva confirmou em sua página no Instagram que TB está com o vírus, não vamos desmerecer um vírus que em poucos dias já matou mais de 4mil pessoas, mesmo que seja "APENAS" uma gripe como alguns preverem acreditar.
Certissimo!!! Sem desespero!!!! E so uma virose!!! Sem pânico gente!!!