Destaques

Devido ao coronavírus, CBF promoverá alterações no calendário do futebol brasileiro

A CBF tem sido uma das mais relutantes federações nacionais em decretar jogos com portões fechados em competições ou cancelamentos por conta do coronavírus. Filiadas à entidade, federações estaduais só tiveram decisões de evitar público na sexta-feira à tarde quando todos os campeonatos de elite do mundo e da América do Sul tinham restrições.

Mas a evolução da situação vista na Europa sinaliza uma escalada que fatalmente vai acabar em suspensões pela prioridade à saúde público.

Neste cenário, é hora da CBF começar a agir mais na frente e passar a rediscutir com clubes e federações o calendário do futebol em 2020. Lembremos que a crise do coronavírus não tem data para acabar, mas sabe-se, pela experiências de países como China e Coréia do Sul, que há um pico de contaminação e depois um arrefecimento.

Ou seja, o cenário mais provável é que o futebol seja paralisado durante um período, provavelmente meses, dependendo do nível de disseminação na população brasileira.

Ora, em um calendário apertado como é o nacional em que não há nenhuma folga, é preciso discutir o que será feito. Está claro que acabar Estaduais, Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e ter jogos de seleções se tornará inviável.

A primeira medida é negociar com a Conmebol o adiamento da Copa América para o próximo ano, e também protelar o máximo possível as eliminatórias da Copa que só ocorre mesmo no final de 2022 – talvez deixa-las para 2021. Limpo o calendário de jogos de seleções, será a hora de pensar nas competições de clubes, que são a sustentação da economia do futebol.

Se os torneios de clubes não ocorrerem haverá rediscussão de dinheiro com a televisão e pode representar um colapso financeiro para o setor porque os salários continuarão a ser pagos. Dentro desse cenário, o Brasileiro é o campeonato que gera mais recursos e movimentação para o calendário nacional. Em um cenário escasso de datas, tem que ser priorizado sobre todos os outros, sob pena de falência do sistema.

O Brasileiro das quatro séries, por sorte, tem começo marcado para o final de abril. Assim, pode ter seu início retardado e até jogado para o segundo semestre se necessário ou quando as autoridades do Ministério de Saúde permitirem. Para isso, é preciso um plano em que só tenha que dividir datas com a Libertadores.

“Ah, e a Copa do Brasil?” Bom, é uma competição importante, mas menos relevante para sustenção do sistema. É possível acomoda-la em datas coincidentes para jogos com reservas, ou simplesmente jogar sua conclusão para o início de 2021. É preciso que a CBF tenha desprendimento apesar desta competição ser um contrato direto seu que gera renda.

Quanto aos Estaduais, em caso de cancelamentos em massa por longos períodos, é preciso aceitar que teremos de abrir mão de suas conclusões neste ano para o bem do sistema. Que seja feito um acerto com a televisão para eventuais ressarcimentos.

Essas são algumas ideias, não necessariamente as melhores, outros planos podem ser pensados. O importante é que o futebol tem ter um plano pensando na sobrevivência dos clubes e do sistema em meio ao caos gerado pelo coronavírus. Em caso contrário, os clubes nacionais, a confederação, a televisão, os patrocinadores do futebol e por consequência jogadores e trabalhadores em geral irão todos perecer junto com a economia do futebol.

Créditos do texto: Blog do Rodrigo Mattos

Equipe Gávea News

View Comments

  • O Carioca desse ano deveria ser suspenso e voltar somente no ano que vem, sem o começo de um novo torneio em 2021. A Copa América pode ser cancelada e se paralisação for demorada poderíamos estender o calendário para até Fevereiro de 2021! Março férias e voltar em Abril e o Brasileirão começando em Maio.

  • A onde está esse surto do coronaviros?? Tudo isso é um grande exagero patrocinado pelos governante com uma grande conspiração internacional, os governantes estão tomando medidas exercebadas em relação ao Covid-19 e pondo em Pânico a população mundial

    • Cara, o teu comentário e desprovido de qualquer bom senso, em que mundo vc vive? Tá achando que o corona vírus e brincadeira, e invenção chinesa!? Se liga, irmão, o mundo todo está sofrendo!!!!

  • Poderia ja pensar em mudar o calendario brasileiro paravo calendario europeu assim paralisaria ate o meio do ano e voltaria no meiodo ano nas etapas que estao...

  • Penso que a CBF deveria repensar sobre os calendários remarcar algumas datas, até o pico de surto diminuir, pois paralisar os campeonatos por muito tempo, vai dar um colapso na economia do futebol.

    • Saúde em primeiro lugar, economia em segundo. Se tiver q acabar com o futebol nem q seja pra salvar somente uma vida, tem q ser feito. Tem q parar gera!!!

Recent Posts

Despedida de Imperador pode ter craques no Maracanã

Despedida de Imperador pode ter craques no Maracanã

10 minutos ago

Ídolo do Flamengo cobra demissão de Tite

Ídolo do Flamengo cobra demissão de Tite

40 minutos ago

Tite faz cobrança pública direcionada ao elenco do Flamengo

Tite faz cobrança pública direcionada ao elenco do Flamengo

1 hora ago

A declaração do meia Arrascaeta após o jogo entre Flamengo x Peñarol

A declaração do meia Arrascaeta após o jogo entre Flamengo x Peñarol

2 horas ago

Léo Pereira questiona atitude da torcida do Flamengo

O Flamengo foi derrotado pelo Peñarol por 1 a 0 na quinta-feira (19), em pleno…

8 horas ago

Rossi reclama de atitude da torcida do Flamengo

A derrota do Flamengo por 1 a 0 para o Peñarol, no jogo de ida…

8 horas ago