Flamengo

CBF cogita mudar a fórmula do Campeonato Brasileiro: “Escutei do presidente”

O Campeonato Brasileiro das séries A, B, C e D pode ter uma nova fórmula de disputa, dependendo do desenrolar da pandemia do coronavírus pelo país. A revelação foi feita nesta quinta-feira pela presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, que participou de reunião com o comandante da CBF, Rogério Caboclo, e dirigentes de outras federações, no começo da semana.

— Rogério Caboclo vai convocar um novo arbitral e vai mudar o formato, caso essa onda do vírus venha a se alargar. Com certeza alguém vai ter que espremer seu campeonato. E antes eles (o Brasileirão) do que os estaduais. Desde já o presidente está de parabéns. Muitos achavam que era intenção da CBF espremer os estaduais ou até mesmo, como temos visto pela imprensa, as fake news afirmando que iria se repetir o resultado do ano passado. Eu já nego essa afirmação. Escutei da boca do presidente.

Michelle Ramalho garante que a intenção da CBF é fazer as competições nacionais com fórmulas mais enxutas para dar a oportunidade de terminar os campeonatos estaduais se a pandemia do novo coronavírus persistir no Brasil.

Michelle Ramalho ao lado de Rogério Caboclo (Foto: Foto: Divulgação/FPF)

— Pode ter certeza que ainda vamos ter futebol neste ano. O presidente se propôs a diminuir as datas do Brasileiro para dar oportunidade a todos os estaduais. Vamos terminar os estaduais, independentemente de qualquer coisa. Agora o tempo vai depender realmente da situação do Brasil diante desse vírus.

Quem também falou sobre o assunto foi o secretário-geral da CBF, Walter Feldman. O dirigente seguiu uma linha diferente da adota pela presidente da Federação Paraibana de Futebol e garantiu que, pelo menos por enquanto, não será considerada uma mudança no calendário.

— O presidente Rogério Caboclo tem o costume de chamar os diretores, conversar com os clubes, tem uma relação boa com a Conmebol e Fifa. Ele diz uma frase pragmática: “A mudança do calendário não pode ser objeto de uma oportunidade, tem que ser de convicção”. Não será por conta da crise que vamos mudá-lo radicalmente – argumentou Walter Feldman.

Ainda sobre os estaduais, a presidente da FPF demonstrou preocupação com a pausa neste momento. E também com os problemas que isso pode trazer nos próximos dias. Ela, inclusive, comentou as medidas que pretende tomar na Paraíba.

— Não são apenas os clubes prejudicados. São as federações, os jogadores, as famílias, os ambulantes. É uma situação muito difícil. Estamos muito preocupados com os clubes. O Governo tem um incentivo ao esporte, e vamos tentar deliberar com o governador (João Azevêdo) para tentar ver se pode ajudar os clubes neste momento tão difícil. São várias as famílias que agora se encontram praticamente desempregadas – finalizou.

As quatro séries do Campeonato Brasileiro têm início previsto para o primeiro fim de semana de maio. Os inícios das séries B e D estão marcados para o dia 2, um sábado, enquanto que a A e a C para o dia 3, domingo.

Retirado de: Globo Esporte

Equipe Gávea News

View Comments

  • Eu sou a favor de acabar com esses estaduais são 4 meses ou mais com esse lixo de estadual acaba logo com essa merda e deixar só as principais competições o estadual do rio de janeiro é uma piada das piores cê é louco

  • Brasileiro com apenas um turno, como foi na Argentina. Mas somente esse ano se persistir o problema do corona virus.

  • Bom dia, tem que fazer várias divisões nacional, acaba com os estaduais e monta um campeonato regional, sul, sudoeste, centro oeste.

  • O Flamengo há tempos já deveria encabeçar uma liderança dos clubes, se adequar ao modelo europeu, ou seja, nossos vizinhos já estão enquadrados, Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile e outros...
    Nosso País de proporções continental tem que ter uma liga nacional, gera menos desgastes para os jogadores (durante 10 meses) sendo 2 meses “folga” (1 mês de férias + 1 mês de pré temporada). Acabaria de vez com esses estaduais que só sevem pra encher nobilíssimo dos envolvidos nas federações.
    Criaria 15 divisões para todos os clubes disputarem, assim todos teriam agendas preenchidas com garantias de empregos dos atletas, dessa forma eles seriam profissionais com apenas um emprego (jogador)! Essa reunião teria que ser com os representantes dos clubes, e não com “presidentes” de federações! Basta CBF, vejam o modelo Espanhol, por lá quem manda são os clubes!!!

  • Temos que aproveitar esse momento, e fazer o calendário do mesmo modelo europeu.
    A oportunidade é essa, já aproveita e faz até dezembro o 1° turno e no primeiro semestre de 2021 o 2° turno

  • A Paraíba não tem.nenhum representante nem na série A nem na B então pra eles o estadual é muito mais importante é a federação também ganha.
    Faz a votação com os principais clubes do país e vê se eles preferem o estadual ou o Brasileirão.
    Sou Flamenguista ,mais o único estadual que é disputado e não é previsível é o paulistão. O restante todos sabem quem será o Campeão. Flamengo,Grêmio,Coritiba,Atlético-MG,Bahia,Sport,ABC,Figueirense,Goiás,Brasiliense,Fortaleza.

  • Concordo em boa parte com vc. É claro que o brasileirao é infinitamente mais impprtante que os estaduais mas ai tem uma ressalva, nem todos o clubes irá jogar o brasileiro e nesse caso os estaduais para esses clubes é uma maneira de sobreviver.

    • Mas ele falou que acabando os estaduais é só criar mais divisões para ocupar os times menores e assim eles ganharem dinheiro o ano todo e não só nos estaduais

    • Concordo com a sua opinião os clubes que não desputa o brasileiro também tem conta a pagar...👏👏👏

    • Concordo em boa parte com vc. É claro que o brasileirao é infinitamente mais impprtante que os estaduais mas ai tem uma ressalva, nem todos o clubes irá jogar o brasileiro e nesse caso os estaduais para esses clubes é uma maneira de sobreviver.

Recent Posts

Torcida do Fluminense protesta em jogo contra o Fortaleza

Cano salva o Fluminense no Maracanã com gol aos 39 minutos contra o Fortaleza Com…

45 segundos ago

Bahia x Athletico: a declaração de Kanu

Kanu projeta reação do Bahia em busca da Libertadores Apesar de uma sequência de seis…

6 minutos ago

Leila Pereira tem ‘carta na manga’ e rebate críticas sobre avião

Leila Pereira responde às críticas sobre uso de aviões particulares e ironiza nas redes sociais…

11 minutos ago

A declaração de Lucas Moura, do São Paulo, sobre a Seleção Brasileira

Lucas Moura destaca superação após eliminação na Libertadores e busca por mais títulos no São…

16 minutos ago

Corinthians ou Flamengo? Entenda a atual situação de Hugo Souza

O Corinthians vai fazer uma proposta para adquirir os direitos econômicos do goleiro Hugo Souza…

21 minutos ago

Santos prepara escalação contra o Sport

Santos terá 11 Meninos da Vila no elenco para o último jogo da temporada contra…

26 minutos ago