O Flamengo colocou em prática um sistema de treinamento em home office para seus jogadores durante a paralisação do futebol, em meio à pandemia do novo coronavírus.
Sem saber quando a bola vai voltar a rolar, o clube adotou um programa de manutenção da forma física dos atletas em casa, e deixou outro plano de treinos arquitetado para ser implementado quando houver uma data de retorno no horizonte.
Embora haja particularidades entre clubes da Série A, o modelo adotado pela equipe carioca é interessante para exemplificar as soluções encontradas para que jogadores não fiquem parados durante a quarentena. Os profissionais do Centro de Excelência em Performance se reuniram através de teleconferência para elaborar planilhas de treino que foram inseridas em um aplicativo para uso dos atletas. Para o esquema funcionar, e preciso que haja engajamento do elenco.
O Flamengo ganhou grande atenção na crise sanitária depois que o vice-presidente Maurício Gomes de Mattos foi testado positivo para a doença, e ainda mais quando o técnico Jorge Jesus precisou de duas contraprovas para descartá-la. O Grêmio e o Internacional, por sua vez, tiveram seus presidentes contaminados, Romildo Bolzan e Marcelo , respectivamente, e adotaram medidas semelhantes.
O home office dos jogadores rubro-negros foi um pedido deles mesmos. Liberados das atividades por uma semana inicialmente, alguns começaram a requisitar trabalhos complementares. Foi aí que o Flamengo mapeou o que cada atleta tinha em sua casa à disposição, e decidiu desmontar a academia de seu Centro de Treinamento e distribuir equipamentos para os lares dos jogadores. Sobretudo com a iminência de férias coletivas.
O primeiro passo foi entender quem ficaria no Rio e quem viajaria para cidade natal com a família. Arrascaeta, por exemplo, seguiu para o Uruguai. Quem tinha boa estrutura de academia em casa ou na cidade para onde ia, não precisou de material, casos de Filipe Luis, Gabigol, Diego Ribas e Diego Alves.
Quem chegou a pouco tempo no Rio ou não tinha tanta estrutura entrou na lista e passou a receber o necessário para trabalhos de musculação, como Bruno Henrique, Willian Arão e Léo Pereira. Para os que ficaram na cidade, o Flamengo manteve de plantão um time de preparadores, fisiologistas e fisioterapeutas. Mas os jogadores não estão impedidos de acionarem profissionais particulares.
Eles foram apenas orientados a executar os programas de treinos do clube e preencher os dados referentes às atividades em um aplicativo administrado pelo chefe da preparação física, Marcio Sampaio, da comissão técnica de Jorge Jesus. Os preparadores Mario Monteiro e Roberto Oliveira ficam à disposição para auxiliar remotamente. Não há obrigatoriedade em realizar as tarefas todos os dias durante a paralisação. A troca de ideias e feedback com os profissionais ocorre de forma tranquila, supervisionada pelo medico Márcio Tannure.
— Passamos muitos exercícios funcionais. A gente criou mini kits com exercícios parecidos com os que eles já fazem no Ninho do Urubu – explica Tannure.
Mas já há relatos de jogadores mais ociosos pegando pesado nos treinos. Um deles é Gerson, que foi dos primeiros a solicitar equipamentos para sua casa no Rio. O Flamengo também os enviou para Pedro Rocha, Pedro, Thiago Maia e os goleiros Cesar, Gabriel Baptista e Hugo Souza. O zagueiro Gustavo Henrique foi para Santos e também não recebeu nada do clube por enquanto, já que também tem estrutura.
À extensa lista de material enviada ainda se soma um programa de treino aeróbico, que prevê corrida em esteira e o chamado treino de “core”, funcional. A comissão técnica averiguou com os jogadores que quadras e campos de condomínios possuem restrição de utilização e por isso haverá certa perda. No entanto, além dos treinos de musculação há também programas de mobilidade, elasticidade, de tudo um pouco do que é feito no Ninho do Urubu com mais detalhes.
O Centro de Treinamento, aliás, é parte de um clube que não pode ficar sem manutenção nenhuma. No caso do Flamengo, gramado, hidráulica, elétrica, segurança, entre outros serviços essenciais seguem funcionam com quadro reduzido. Com a aprovação das ferias coletivas, os funcionários do Flamengo também vão ser dispensados e haverá revezamento para tomar conta de alguns processos. Nas demais áreas do Flamengo, como marketing, finanças e jurídico, o funcionamento se dá por home office através de reuniões por aplicativos e contatos por telefone.
Além do Flamengo, o modelo home office foi adotado pelo Internacional de forma sistêmica. A área de segurança é exceção. Nesta, porém, há cuidados higiene para evitar a contaminação e disseminação do COVID-19. Os colaboradores precisam obrigatoriamente usar luvas, máscaras, evitar aproximação de menos de dois metros, além de higienizar o local de trabalho, roupas e calçados com álcool em spray ao chegar e sair. Além disso, todos os atendimentos ao público foram suspensos por tempo indeterminado. Ouvidoria e Central de Atendimento ao Sócio atendem por meios digitais.
O marketing e a mídia do Internacional estão trabalhando com o departamento de futebol conteúdos especiais para os torcedores neste período sem jogos. O clube tem procurado levar atividades ao torcedor que ajudem a enfrentar este momento de isolamento social, como pinturas de caricaturas de jogadores, quiz, lista de jogos históricos, etc. Parceiros e patrocinadores ganharam espaço especial nas redes sociais do clube com informações sobre momento atual.
No futebol, o Inter também determinou a suspensão das atividades por tempo indeterminado. Atletas, comissão técnica e demais integrantes do departamento receberam cartilha com orientações para se precaver do Covid-19. Os profissionais da área da preparação física e saúde seguem em contato permanente com os atletas para orientação e supervisão.
O clube acompanha atletas em treinos em suas casas. Os mesmos jogadores também estão participando do processo de conscientização da população sobre os cuidados necessários com o coronavírus. Os profissionais do departamento médico monitoram atletas e seus familiares à distância e ficam disponíveis para atendimentos no clube, em hospitais ou em consultórios em caso de algum caso suspeito. Todos profissionais estão orientados a notificarem o departamento médico se apresentarem algum sintoma.
No Grêmio, há orientação do preparador físico Márcio Meira para os atletas realizarem atividades físicas em casa, tais como trabalho funcional, alongamentos, abdominais, musculação e exercícios sem grandes esforços. No clube, além do presidente, o clube teve mais três casos de contaminação entre dirigentes.
Retirado de: Extra
A novela Hugo Souza vai ter um final feliz para a Fiel, pelo menos é…
Jogadores do Botafogo não dão entrevista após jogo O resultado de 1 a 1 entre…
O clima da final da Copa Libertadores da América segue quente fora de campo. Depois…
Em menos de uma semana o continente descobrirá o time campeão da Copa Libertadores da…
O mercado de apostas esportivas no Brasil não para de crescer, e não é à…
Depois da vitória do Corinthians sobre o Vasco da Gama, o meio-campista Rodrigo Garro lamentou…
View Comments
A presidência do Flamengo está em boas mãos. Só agradeço o Flamengo não ter um presidente como Bolsonaro (está sendo chamado #Coroaverme num trocadilho infame mas verdadeiro com o coronavirus): inepto, inoperante, preguiçoso, burro, desequilibrado, incapaz, ajumentado, e ainda por cima acusado de ser corno, de praticar terrorismo contra o Exército do Brasil e contra a população do Rio de Janeiro, e de estar envolvido com roubo, corrupção e assassinatos (através das milícias). Pena que esse #Coroaverme é o presidente do Brasil, pois ele e os filhos (da puta) dele não ficaram satisfeitos em dividir as famílias e o Brasil. Eles agora querem nos matar a todos. São uns psicopatas. Precisam ser detidos. O pai no JUQUERI e os filhos em BANGU.01, 02 e 03
Vai voltar muito acima dos outros times e amassando como sempre os adversários. Os outros times não se preparam e depois acham ruim do mengão dizer que está em oto patamar
Aí vem estes timecos que não se mobilizaram nas suas finanças acham ruim de os Rubros Negros falarem que estamos no outro Patamar , sofremos seis Anos , agora está vindo o que a Nação merece , se estruturou está a recompensa com títulos e boa Administração , vamos ganhar muito mais títulos esse é só o começo Cinco Taças em menos de cinco meses , no ano de 2019 tivemos a Triplice Coroa , Carioca , Libertadores e Brasileirão , já em 2020 tornamos a ter a Tríplice Coroa , a Recopa do Brasil ,a Reopa Sul Americana és taça Guanabara , ninguém segura o Mengao
O mengão está em oto patamar 🔴⚫💪