A France Football publicou em sua última edição uma lista em que foram eleitas as 50 camisas mais emblemáticas da história do futebol mundial. E dois mantos de clubes brasileiros foram lembrados: camisa preta do Corinthians da Democracia, entre 1982 e 1983, e a do Flamengo de Zico, usada entre 1970 e 1980.
O critério pelos próprios jornalistas da France Football foram, segundo o site da revista, escolher as “camisetas que os fizeram sonhar, tremer, vibrar”. Ainda de acordo com a publicação, a lista poderia ajudar a compreender o por quê as camisas carregam consigo um sentimento de pertencimento.
A camisa da Democracia Corintiana ficou em 24º lugar. Na justificativa, a revista lembra que aquela camisa remete a mais do que somente futebol. Foi um instrumento político contra a ditadura militar da época.
“Mais que um clube. Uma instituição que faz parte da história do Brasil. O Corinthians, que teve lendas como Garrincha, Sócrates ou Ronaldo, pediu que seus 40 milhões de torcedores fossem às ruas participar da história local”, afirma a revista.
“Em 1982, os jogadores do Corinthians, aliados aos sócios, instauraram a ‘Democracia Corinthiana’, um movimento ideológico contra a ditadura militar em curso no país. Em 15 de novembro de 1982, na final do Campeonato Paulista, os jogadores entraram com uma faixa com a inscrição ‘Dia 15, vote’, incitando a população a exercer seu direito e votar. Mais do que um clube”, concluiu.
Já a camisa do Flamengo de Zico ficou na 43º colocação. O texto explicando a escolha da camisa, no entanto, traz um erro ao colocar Garrincha como um ídolo do clube. A passagem do jogador rápida e sem brilho.
“Paixão rubro-negra profunda. Na cidade do samba, alegria e, sobretudo, das cores, o Rio de Janeiro, ver artistas brincando de rubro-negro traz um contraste sagrado. No entanto, essas são as cores históricas do clube mais popular do Brasil. Na época, o Mengão viu nomes como Garrincha tomarem conta do futebol local, mas estava se preparando para entrar na era de ouro”, diz a publicação.
“Um homem mudou tudo: Arthur Antunes Coimbra, conhecido como Zico. O brilhante camisa 10 permitiu ao Flamengo enriquecer suas conquistas nacionais, um primeiro título de campeão do Brasil e diversos troféus do Rio de Janeiro, mas não foi só: também cresceu em escala internacional. A Copa Libertadores de 1981 coroou Zico e sua equipe, antes que estes vencessem a Copa Intercontinental. Em Tóquio, o Flamengo derrotou o Liverpool sem nenhuma dificuldade pelo placar de 3-0. Um novo feito que colocaram Zico e o Flamengo no patamar das lendas”, concluiu.
Além dessas camisas dos clubes mais populares do país, três camisas da seleção brasileira foram eleitas para a lista: em quatro lugar, a camisa da Copa de 1970; em 26º, a camisa da Copa de 1986; e em 49º, a camisa da Copa de 1958.
Sobre a quarta colocada, a revista exalta Pelé: “Esta túnica tem um nome. Pelé. Ela ainda tem um número. Dez. Durante uma Copa do Mundo, a camisa de uma seleção campeã do mundo nunca será tão identificável, mesmo que os nomes dos jogadores, na época, não estivessem reunidos nas costas”.
A camisa de 86, segundo a publicação, ficou mais marcada para eles (franceses) do que para os brasileiros. Foi a camisa usada pela seleção na eliminação para Les Bleus nas quartas de final da Copa do México. Sobre a camisa de 58, a France Football lembra que ela era feita de um tecido grosso, muito diferente dos usados atualmente, e ainda diz que “há alma nesta camisa vintage”.
Em primeiro lugar, foi eleita a camisa do Ajax de 1971 a 1973. A camisa foi usada pelo revolucionário time holandês e pelo craque Johan Cruijff. Como em todas as listas, a publicação traz algumas polêmicas. A camisa dos anos de 1975 e 1977 do Saint-Étienne ficou em segundo lugar e a camisa do Santos de Pelé não foi citada entre as 50 mais emblemáticas da história.
A camisa “mais recente” citada foi a do Real Madrid de 2001-2002, ano do nono título europeu do clube. A camisa ficou marcada pelo golaço de Zinedine Zidane na final da Liga dos Campeões. Na próxima temporada, o Real Madrid deve usar uma camisa em homenagem àquele ano.
Retirado de: Goal
O grande momento em que acontecerá a despedida de forma oficial de Adriano dos gramados…
Com a ausência de Neymar nas últimas convocações da Seleção Brasileira, um vídeo antigo do…
O Fluminense tropeçou contra o Criciúma, no Maracanã, na luta contra o rebaixamento. Era a…
O que faz um jogador bicampeão da Libertadores ainda ansiar por mais um título? Gustavo…
Apesar de estarmos presenciando as atuais partidas do Inter, que está resguardado em uma invencibilidade…
O Cruzeiro está no centro das atenções ao negociar com Gabigol, um dos maiores atacantes…
View Comments
40 milhões q o Curintias tem é a divida do estádio da lava jato.... rsrsrsrsrsrs... kkkkkkkk.....
Eu li essa pixotada ai desse site, primeiro que a nossa camisa não tem igual no mundo nem mais linda no mundo, segundo o único time com 42 milhões de torcedores somos nós, ai eles arrumaram mais de 15 milhões de torcedores pro curinthians isso realmente é incrível dizer que eles tinham 40 milhões de torcedores parei de ler e vi que não é uma matéria séria
Revista muquirana e sem credibilidade nenhuma. Nunca vi tamanho absurdo. Imparcialidade passou longe. Só idiota pra acreditar nessa bosta. Pqp.
5 clubes francês e 3 vezes a seleção francesa estão de brincadeira.
TEM MAIS NO INÍCIO DO TEXTO DA REPORTAGEM CITAM DOIS MANTOS BRASILEIROS ? NÃO ENTENDI ATÉ PORQUÊ MANTO ,MANTO SAGRADO SÓ EXISTE UM QUE É DO FLAMENGO SÓ UMA CAMISA DE CLUBE DE FUTEBOL NO MUNDO QUE É MANTO E ESSA NÓS SABEMOS QUE É A DO MENGÃO E MAIS NENHUMA PORTANTO MUDEM O TEXTO PRA UM MANTO!
kkkkkkkkkk, Não se pode levar a sério uma postagem idiota ou sem noção como esta, pois o site colocou o Saint-Étienne 1975-1977 em segundo lugar a França 1984 em nono lugar o PSG em décimo lugar e muitos outros clubes franceses nesta lista. Ah! quanta parcialidade de um site fajuto.
Essa lista e um pedaço de papel higiênico são a mesma coisa.
Tá de brincadeira!
Revista fanta ainda cita o Corinthians com 40 milhões de torcedores kkkkkkkkkkkk então entendem nada de futebol
Poxa!!!! O nosso site está reproduzindo uma matéria que diz que a torcida do Corinthians chega a ter 40 milhões de membros. Não dá né gente!! Vamos revisar o texto e verificar se o texto original não vem de SP. Por favor