O Flamengo divulgou um comunicado oficial no fim da tarde desta terça-feira (21) condenando o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello. O dirigente rubro-negro antes de Rodolfo Landim afirmou que teria evitado o incêndio no Ninho do Urubu, em fevereiro de 2019, se estivesse na gestão do clube.
“Se eu ainda fosse presidente, tenho quase certeza que não teria acontecido o incêndio. Fiquei lá seis anos e não aconteceu nada. O que aconteceu ali, eu já não estava mais lá, e sinceramente não sei qual foi a causa. Mas espero que o MP chegue à verdade. Porque é muito desagradável se ter inocentes sendo acusados de maneira totalmente injusta. Um deles sou eu”, disse ao Canal do Nicola.
Após saber da fala do Bandeira de Mello, o Flamengo explicou o porquê do ex-dirigente estar no inquérito e ressaltou que a vida dos garotos da base rubro-negra teria sido salva caso “se as determinações estatais fossem atendidas”.
Na nota, o clube não condena Bandeira de Mello pelas mortes dos jogadores da base do Flamengo e ressalta que informações foram tiradas do inquérito policial sobre o incêndio no Ninho do Urubu que ocorreu há mais de um ano.
O Flamengo ainda cita os avanços da atual gestão após a tragédia no Ninho do Urubu. “Vale esclarecer que, em 3 (três) meses, a atual gestão conseguiu obter o alvará provisório de funcionamento do CT “Ninho do Urubu”, a aprovação do Corpo de Bombeiros, e, em 6 (seis) meses, obteve o alvará definitivo. O TAC antes recusado foi devidamente firmado com o Ministério Público em 21 de maio de 2019 e homologado pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, sendo certo que, desde então, o Centro de Treinamento George Helal está totalmente liberado para os atletas e também para utilização por menores”.
Cientes de que o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello prestou declaração à imprensa alegando que, se ainda fosse gestor do clube, não teria havido o incêndio nas instalações do Centro de Treinamento George Helal, o Conselho Diretor e os Presidentes de Poder do Flamengo vêm esclarecer, para que não pairem dúvidas, os fatos praticados pelo ex-presidente, enquanto dirigente do clube, nos termos em que foram citados pela autoridade policial, no inquérito que apura a responsabilidade pelo fatídico incêndio ocorrido no “Ninho do Urubu”.
Inicialmente, verificou-se na ação ajuizada pelo MPRJ, na Vara da Infância e da Juventude, que visava obter melhores condições de alojamento para os menores, que o ex-presidente Bandeira de Mello compareceu pessoalmente ao processo para recusar a realização do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público. Consta nesse processo que, 6 (seis) meses antes do trágico episódio, foi feita uma vistoria pelo MPRJ, a qual constatou piora nas condições dos alojamentos. A esse respeito a autoridade policial disse o seguinte:
“A linha de atuação desinteressada do ex-presidente EDUARDO BANDEIRA DE MELLO é corroborada nos autos do inquérito civil instaurado pelo MP em 2015, quando naquela oportunidade se recusou a assinar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para que fosse regularizada a situação precária dos atletas da base do Flamengo, mesmo tendo admitido o não cumprimento de uma série de condições relacionadas na vistoria.
A conduta do ex-presidente EDUARDO BANDEIRA DE MELLO provocou o ajuizamento de uma ação civil pública pelo MP, no dia 23 de março de 2015, que pretendia a interdição imediata do alojamento dos jogadores da base do clube, quando, em 21 de março de 2017, o clube informou que teria ocorrido a transferência dos atletas da base para novo alojamento. Entretanto, o novo alojamento foi objeto de vistoria pelo GATE/MP, no dia 18 de junho de 2018, onde foi relatada a piora das condições, inclusive, no que se refere à segurança contra incêndio do módulo habitacional.”
Além disso, a autoridade policial constatou que, durante a gestão do ex-presidente Bandeira de Mello, o CT “Ninho do Urubu” não possuía o alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e nem o Certificado de Aprovação emitido por parte do Corpo de Bombeiros. Por conta disso, a gestão Bandeira de Mello recebeu da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro diversas ordens de interdição do CT, as quais não restaram atendidas, motivando vários autos de infração e multas. Sobre esse ponto, a autoridade policial assim constatou e concluiu:
“Durante a gestão do ex-presidente EDUARDO BANDEIRA DE MELLO, a Prefeitura expediu o Edital de Interdição por falta do Alvará de Funcionamento decorrente, dentre outras causas, da ausência do certificado de aprovação do Corpo de Bombeiros, tendo sido lavrados diversos Autos de Infração pelo descumprimento da interdição até a data do incêndio no módulo habitacional.
Não é crível que o ex-presidente EDUARDO BANDEIRA DE MELLO, no período de 24 de outubro de 2017 a 31 de dezembro de 2018, num assunto de extrema relevância para o Flamengo (construção do Ninho do Urubu), considerado estratégico para o futebol profissional e da base, tivesse deixado de tomar conhecimento da interdição do CT e dos consequentes autos de infração, tendo preferido este dirigente com domínio final do fato ignorar as determinações estatais, as quais, caso tivessem sido atendidas, teriam poupado as vidas dos jovens atletas.”
Esses foram os fatos que serviram de base para a autoridade policial indiciar o ex- presidente Bandeira de Mello pelo falecimento dos jovens atletas do Flamengo no dia 8 de fevereiro de 2019.
Vale esclarecer que, em 3 (três) meses, a atual gestão conseguiu obter o alvará provisório de funcionamento do CT “Ninho do Urubu”, a aprovação do Corpo de Bombeiros, e, em 6 (seis) meses, obteve o alvará definitivo. O TAC antes recusado foi devidamente firmado com o Ministério Público em 21 de maio de 2019 e homologado pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, sendo certo que, desde então, o Centro de Treinamento George Helal está totalmente liberado para os atletas e também para utilização por menores.
O mesmo processo de regularização e obtenção de alvará foi realizado na sede da Gávea, que também estava irregular, mas hoje se encontra regularizada, com aprovação dos Bombeiros e alvará.
Por fim, a atual gestão, apoiada por seus Presidentes de Poder, esclarece que não está acusando o ex-presidente Bandeira de Mello de ser o responsável pela tragédia, mas apenas relatando os fatos apurados pela autoridade policial, conforme expostos no processo, para melhor compreensão de suas próprias alegações perante a imprensa carioca, bem como para demonstrar as correções de gestão e as legalizações realizadas pela atual administração.
Retirado de: Torcedores
O Botafogo recebeu uma proposta considerável pelo seu atacante Igor Jesus, e a oferta tem…
O ex-jogador Diego Souza causou alvoroço ao revelar sua torcida na reta final do Brasileirão…
Gabriel Milito rasga elogios ao time carioca Gabriel Milito, treinador do Atlético-MG, teceu elogios ao…
Reforma do Governo pode triplicar SAF Nos bastidores, o Botafogo batalha contra uma proposta de…
Galvão Bueno assina com a Amazon Galvão Bueno, um dos maiores nomes do narrador esportivo…
O empate entre Fortaleza e Fluminense trouxe à tona a determinação de Juan Pablo Vojvoda.…
View Comments
Todos ERRADOS....o Sr. Eduardo Bandeira de Melo, errou demais com a declaração que deu ao Nicola, como disse as 2 Direotorias estão ERRADAS.... a que saiu por que não cumpriu o que foi solicitado pelas Autoridades.... e a que entoru ERROU, porque tinha que ter feito durante a transição, um VERIFICAÇÃO do que estava recebendo... simples assim.... agora Inez ja esta morta.... o FLAMENGO tem que acertar com as famílias das vítimas.... começar a amenizar esta IMENSA ferida em nossa Historia !!!!!
Bom Dia Nação!!! Concordo plenamente com tudo que Você disse Sr J Francisco!!! Todos tem sua parcela de culpa e pagar pelos atos irresponsáveis...!!! O FLAMENGO é MAIOR que tudo e todos os envolvidos...!!!
Esses caras que não sabem opinar sem xingar ou ofender os outros não deveriam ter o direito fazer comentários.
Concordo com vc Valter Souza
Todos culpados, vidas foram perdidas por acomodação, negligência. O dinheiro sairá da instituição Flamengo, mais a responsabilidade é dos mandatários do clube. Todos são culpados, antigos e novos dirigentes.
Antiga gestão sim, porque a atual se hj o Flamengo possui os alvarás juntos aos órgãos competentes, cabe a gestão atual pagar por uma coisa que não começou com atual gestão e sim escorre pela atual gestão, tem coisas que precisamos ter uma interpretação mas clara pra podermos responder a verdade, não sei qual é o seu conhecimento e nem sei qual a sua ligação LUIZ, mas tudo que vc leu é comprovada em documentos e foi isso que a gestão atual deixou pra cada um analizar com o conhecimento de cada, mas sem vedas os olhos
Ele tem culpa sim, pois aqueles alojamentos foram feitos na gestão dele..
Bandeira merece interpreto e consideração de todos nós. Houve um acidente e está sendo resolvido pela atual gestão. Ele deveria se manter calado e deixando-nos fatos serem apurados, pois assim ele continuará na nossa memória como o presidente que não foi tão campeão em campo, mas foi campeão em administração!!
SRN
Perfeita sua consideração.
EBM dando tiro no próprio pé. Se igualando aos ex-presidentes que perdem uma eleição e saem atacando a atual. Lamentável EBM...
Profundamente infeliz a declaração do EBM. As autoridades policiais estão apurando os fatos. Vamos aguardar quem sao os responsaveis. Não é atacando à nova gestão que vali te livra-lo de uma possivel culpa. Vamos aguardar o pronunciamento das autoridades da justiça.
Bandeira de Mello,merece todo respeito,carinho e agradecimento da Nação Rubro Negra,afinal estamos em outro patamar graças a ele e sua equipe,mas, ele foi muito infeliz em suas declarações e além do mais,ele também tem culpa no cartório com relação á tragédia do ninho!!!
O Bandeira teve a acertos porém muitos erros e esses erros ficam em evidência nessa investigação policial, sem falar que cometeu vários erros no futebol contratando vários perebas que só deram prejuízo, exemplo: Lucas aquele argentino, Carlos Eduardo, Trauco, Berrío, Rodinei, Pará, Márcio Araújo etc... O Bandeira esqueceu que essa mesma equipe que está agora estava com Ele no início e ajudou no projeto de recuperação financeira do Clube. Completamente desnecessário ele falar o que ele falou, pois se tem alguém precisa ser responsabilizado por essa tragédia é a gestão dele, pois o Landim tinha um mês e pouco apenas que estava no comando
Moço, você é realmente flamenguista ? Porquê, o Flamengo era um clube falido que não comprava nem bola para treinar, nós torcedores éramos motivos de chacotas e deboche dos outro torcedores. O Eduardo Bandeira de Melo, tem uma capacidade administrativa inabalável, tirou o clube de uma dívida de quase um bilhão de reais para ser o clube mas rico do Brasil e das Américas, para mim não existe outro igual e nunca existirá, porquê, todas conquistas que vier é devido ele ter alicerçado bem a casa. Eduardo Bandeira de Melo, o maior e melhor presidente da história do Flamengo.
Perdeu a oportunidade de ficar calado esse comunista de merda! Vai tomar no cu Bandeira de Merda, nunca gostei do senhor!!
Vaza você!