No dia 23 de novembro de 2019, o time de Jorge Jesus entrava para a história ao derrotar o River Plate, por 2 a 1, e fazer o Flamengo conquistar a América pela segunda vez em sua história. O palco foi o Estadio Monumental de Lima, no Peru, cuja sede foi alterada à pressas. E qual clube teve a maior torcida? Um importante membro da Conmebol respondeu a esta questão, em recente transmissão ao vivo em rede social.
Frederico Nantes, diretor de competição de clubes da Conmebol, revelou números de “turismo e impacto”, que constam em um documento oficial da entidade. Nele, é externando que 26.154 brasileiros estiveram no país para a semana da decisão da Libertadores. Os argentinos, por sua vez, foram 18.542.
Ainda segundo o relato, das cerca de 45 mil pessoas somadas, 96% estavam no Peru para acompanhar a final da competição mais importante do continente.
É possível que o Estadio Monumental, cuja capacidade é para 80 mil pessoas, tivesse recebido ainda mais torcedores dos dois clubes, se não fosse a troca de sede a apenas 18 dias do confronto decisivo – e único – pela taça.
Anteriormente, a final seria em Santiago, mas a crise sociopolítica no Chile atrapalhou os planos da Conmebol.
Confira outros números revelados por Frederico Nantes:
- Gasto médio por pessoa: 760 dólares (sem considerar o transporte nacional);
- 84% foram ao Peru pela primeira vez;
- 19% aproveitaram para visitar outros lugares do Peru (como pontos turísticos em Lima, Cusco e Paracas);
- De 20 a 24 de novembro, alcançou-se uma taxa de ocupação superior a 93% dos hotéis (de cinco, quatro e três estrelas em Lima);
- Impacto econômico total de 62 milhões de dólares.
Retirado de: Lance