Um dos maiores campeões da Copa do Brasil com três títulos, o Flamengo conquistou seu último triunfo do torneio em 2013. Naquela ocasião, o rubro-negro venceu o Athletico Paranaense com o placar agregado de 3 x 1 e teve o volante Amaral como herói improvável.
Na ida, fora de casa, o Flamengo empatou a partida em 1 x 1 com gol de Amaral. Já na volta, onde sagrou-se campeão, derrotou o Furacão com 2 x 0 com tentos de Elias e Hernane.
Amaral chegou ao Flamengo em 2012, após o Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu. Em pouco mais de dois anos de clube, o volante marcou apenas um gol, justamente o na partida de ida da final da Copa do Brasil de 2013, na Vila Capanema. E foi um golaço.
O camisa 40 recebeu, teve espaço para avançar e, de fora da área, acertou um lindo chute sem chances para o goleiro Weverton, atualmente no Palmeiras e na Seleção Brasileira.
Após virar herói improvável, Amaral permaneceu no Flamengo em 2014 e se transferiu em 2015 para o Vitória. Desde então o volante já passou por Boa Esporte, CSA, viveu períodos desempregado, e atualmente está no Moto Club, do Maranhão.
Retirado de: Torcedores