Flamengo

Clubes do Rio de Janeiro enviam protocolo médico elaborado para volta aos treinos a governantes e autoridades; Botafogo e Fluminense se recusam a assinar

A Ferj publicou um nota de esclarecimento com o apoio de 14 clubes do Rio de Janeiro, na qual é reforçado o desejo de retorno “as suas atividades o mais breve que lhes for possível e permitido” e que os mesmo “estão prontos para reiniciar” os treinos, neste primeiro momento, de “forma responsável, restrita, reduzida, sob vigilância, sem aglomerações ou presença de público”, e, além disso, em obediência ao protocolo médico elaborado para a situação – o qual foi submetido aos governantes e autoridades para conhecimento e análise.

Assinam a nota América, Americano, Portuguesa, Cabofriense, Bangu, Boavista, Friburguense, Macaé, Madureira, Nova Iguaçu, Resende, Volta Redonda, Vasco da Gama e Flamengo, além da Ferj. Entre os 12 clubes da primeira divisão do Campeonato Carioca, só Botafogo e Fluminense não assinaram o documento.

“Reafirmam que tais atividades, sob a rigorosa vigilância e exigências estabelecidas situam-se em posição infinitamente inferior ao risco de exposição e disseminação da COVID-19, em se tratando de comparações com inúmeras outras atividades e segmentos que se encontram já em franca atividade”, explica um dos pontos destacados na nota publicada pela Ferj.

O futebol no Rio de Janeiro está paralisado desde março por conta da pandemia do coronavírus. Atualmente, o Estado, por decreto do governador Wilson Witzel, está em medida de isolamento até o dia 11 de maio. Caso este período não seja prorrogado, há clubes que pretendem retornar aos treinos nesta data. O Flamengo, por exemplo, já tem todos procedimentos definidos.

A nota publicada pela Ferj nesta sexta-feira, com apoios dos clubes abaixo:

“Os clube abaixo assinados vêm a público declarar e esclarecer:

1- Por inúmeros motivos os clubes signatários desejam retornar as suas atividades o mais breve que lhes for possível e permitido e estão prontos para reiniciar, em primeira fase, tão somente os treinamentos, de forma responsável, restrita, reduzida, sob vigilância, sem aglomerações ou presença de público e em obediência a um rigoroso protocolo médico de normas e procedimentos imperativos, sempre comprometidos com a preservação da integridade da saúde de todos os envolvidos e também em atenção às medidas de prevenção e combate à disseminação da COVID-19.

2- Ressaltam que mesmo afirmando estarem preparados para reiniciar suas atividades em poucos dias, se assim o for permitido, entendem e cumprem, integralmente, as determinações das autoridades governamentais e de saúde.

3 – Reafirmam que tais atividades, sob a rigorosa vigilância e exigências estabelecidas situam-se em posição infinitamente inferior ao risco de exposição e disseminação da COVID-19, em se tratando de comparações com inúmeras outras atividades e segmentos que se encontram já em franca atividade.

4 – Esclarecem que no momento o esporte em si reveste-se de menor importância, frente a relevância social da sobrevivência de centenas de famílias dependentes do futebol que já se encontram sofrendo os impactos da escassez de alimentos, desemprego e ausência de salários e proventos.

5 – Respeitosamente, submetem aos governantes e autoridades, para conhecimento e análise, com todo rigor técnico e científico, inclusive para modificações que julgarem pertinentes, as condições propostas e constantes do protocolo médico elaborado e que segue em anexo a este documento.

AMÉRICA FOOTBALL CLUBE
AMERICANO FUTEBOL CLUBE
ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA PORTUGUESA
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA CABOFRIENSE
BANGU ATLÉTICO CLUBE
BOAVISTA SPORT CLUBE
FRIBURGUENSE ATLÉTICO CLUBE
MACAÉ ESPORTE FUTEBOL CLUBE
MADUREIRA ESPORTE CLUBE
NOVA IGUAÇU FUTEBOL CLUBE
RESENDE FUTEBOL CLUBE
VOLTA REDONDA FUTEBOL CLUBE
CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA
CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO
FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO”

Retirado de: Lance

Equipe Gávea News

View Comments

  • Com certeza precisamos erradicar essa doença se podemos chamar assim mas temos que continuar a viver,a levar a com cuidado e precaução. Se adotar todas as medidas e prevenção passado pela equipe epidemiológica devemos sim retornar o futebol

  • Bostachoro não quer passar mais vergonha do que já passou...

    Florminen-C quer levar no tapetão, como sempre. Como tem mais pontos no geral, quer ser declarado campeão sem entrar mais em campo...

    A luta continua, companheiros!

  • Os Florzinha e o bostafogo, quero ver se a autorização acontecer o que esses idiotas vão fazer.

    • Independente de autorização, cada um sabe de si.
      Sou Flamenguista, mas temos primeiro que erradicar a doença.

Recent Posts

Ele optou por deixar o Flamengo e agora pode rescindir com o Corinthians

Fred Luz pode sair do Corinthians O presidente Augusto Melo, que enfrentará um processo de…

4 minutos ago

Deyverson, do Atlético-MG, manda mais um recado para o Botafogo

Deyverson voltou a ser assunto no futebol brasileiro. Desta vez, o atacante do Atlético-MG não…

9 minutos ago

A declaração de Lucas Romero após a derrota do Cruzeiro na Argentina

Lucas Romero se emociona após derrota na final da Sul-Americana e fala sobre o futuro…

14 minutos ago

Vídeo: dirigente do Flamengo revela atacante desejado pelo clube

Dirigente do Flamengo revela interesse em Cucho Hernández Ao vencer a Copa do Brasil de…

19 minutos ago

A declaração do técnico do Racing direcionada ao Cruzeiro

Em um confronto decisivo no último sábado (23), o Cruzeiro sofreu uma derrota por 3…

24 minutos ago

Vídeo: Gabriel Pec arranca de antes do meio-campo e marca golaço no exterior

Imagine um gol digno de Maradona, mas marcado em plena Major League Soccer (MLS). Gabriel…

29 minutos ago