Diversos atletas, representando a Federação Nacional de Atletas Profissionais do Futebol (Fenapaf), se uniram para pedir que os jogadores de futebol sejam incluídos no auxílio emergencial do Governo Federal, que disponibiliza R$ 600 às pessoas mais necessitadas durante a pandemia do coronavírus.
Em um vídeo divulgado neste domingo, astros do esporte como Felipe Melo, Diego, Everson e D’Alessandro pedem que os mais de 25 mil profissionais da área não sejam excluídos desta medida. Como os próprios dizem, a ideia é que esse movimento auxilie os jogadores mais desconhecidos e não as estrelas.
Os atletas de algumas equipes menores do Brasil também participam da gravação de aproximadamente um minuto, dizendo que este valor seria essencial para a vida deles.
O futebol nacional está paralisado desde o meio de março, devido a pandemia da covid-19. Ainda não há uma previsão de retorno.
Confira a nota oficial emitida pela Fenapf:
A FBTF, Fenapaf e Anaf vem discordar da medida que excluiu os nossos profissionais, da assistência emergencial concedida através MP 956/2020. O futebol brasileiro não se resume aos integrantes destas categorias. Significa muito mais! Incluam-se a imprensa, autônomos, comerciantes, clubes, federações, investidores. Somos aqui, entre tantos, um universo de quase 25 mil profissionais envolvidos pra fazer uma nação feliz, uma pátria ser referência no contexto mundial, turismo, economia e progresso do nosso povo. Neste momento de crise, estamos sofridos e apreensivos. E também precisamos dizer ao Governo Federal que subtrair o acesso destas classes aqui subscritoras ao auxílio emergencial impõe à esmagadora maioria dos nossos colegas, equívoco palmar e desprezo com a dignidade humana. O futebol brasileiro é nossa maior paixão, depois das nossas famílias e supridas as nossas necessidades.
Retirado de: ESPN