Flamengo

Maracanã pós reforma completa sete anos com alma e promessa de futuro sob tutela de Flamengo e Fluminense

Na manhã de 2 de junho de 2013, o jornal Folha de S. Paulo previa que o Maracanã ficaria lotado por fãs saudosos, mas muitos críticos olhavam mesmo para os custos e a corrupção. A reforma do velho maior do mundo custou R$ 1,2 bilhão, o que ajudou, anos mais tarde, a levar o governador Sérgio Cabral para a prisão. Com os portões abertos para a reinauguração, na tarde daquele domingo, o Maracanã mostrou o mesmo carisma.

O Brasil empatou por 2 x 2 com a Inglaterra. Presente à festa da reabertura, ouvi cada colega carioca para saber quem se incomodava com a mudança e quem queria mesmo pisar de novo no palco histórico. Foi quase unânime que a saudade falava mais alto, mas o depoimento mais emocionante foi do jornalista João Máximo. Presente na inauguração, em 1950, e também na reabertura, em 2013, João desprendeu-se do passado e disse que gostava do que via.

“Você não sente como se tivessem te tirado o velho Marcanã?”, perguntei. Ao que João Máximo respondeu: “Não. É como se eu tivesse ganhado um novo irmão.” O velho palco deixava memórias e novo trazia novas ideias e emoções, era o que João me dizia.

Ele é o Máximo.

O Maracanã também. Sete anos depois de ser dilapidado por críticas, o Maracanã conseguiu mostrar nos últimos dois anos que mantém o mesmo carisma, mesmo sem a geral, mesmo sem arquibaldos e geraldinos. A alma do estádio está no povo que presente em suas cadeiras ou que assiste a tudo de pé, atrás dos gols, no meio das torcidas uniformizadas, que seguem ali e se recusam a se sentar quando seu time está em campo.

A seleção viveu festas inesquecíveis depois de 2013, no Maracanã, contra a Espanha nos 3 x 0 da Copa das Confederações, na final olímpica vencida contra a Alemanha, nos pênaltis, ou na decisão da Copa América, 3 x 1 na seleção peruana. Vascaínos e botafoguenses foram campeões lá dentro e tiveram dias inesquecíveis, tricolores colecionaram vitórias, mas o Flamengo especialmente deu o colorido do estádio lotado e mostrou que, sim, a alma está estampada no sorriso.

Só não percebeu isso ainda que vai pouco ao Maracanã. No ano passado, o Flamengo registou lá dentro a maior média de público do país nos últimos 36 anos. Foram 52 mil pessoas por jogo no ano inteiro e 55 mil no Brasileirão. O estádio precisará de investimento, manutenção e evolução constante. Não dá para ficar contente com o que se tem, porque o velho país do futebol pode fazer mais.

Mais torcida, mais sorrisos, mais gente de todas as camadas sociais, mais dinheiro para os clubes vindo das bilheterias e das lojas.

Daqui a duas semanas, o Maraca completará 70 anos. Seu destino não é mais ser o maior do mundo, mas o melhor. O estádio mais carismático, na cidade mais bonita, do povo mais alegre, no país do futebol.

Abaixo, a ficha do jogo da reinauguração

02-jun-2013

BRASIL 2 x 2 INGLATERRA

Local: Maracanã (Rio de Janeiro); Juiz: Wilmar Roldán (Colômbia); Eduardo Diaz, Wilson Berrio; Gols: Fred 13, Chamberlain 22, Rooney 33, Paulinho 36 do 2º; Cartão amarelo: Hulk (17), Phil Jones (76)

BRASIL: 12. Júlio César (6,5), 2. Daniel Alves (5,5), 3. Thiago Silva (5), 4. David Luiz (7) e 14. Filipe Luís (5,5) (6. Marcelo, intervalo (5,5)); 17. Luiz Gustavo (6) (8. Hernanes, intervalo (7)) e 18. Paulinho (7) (20. Bernard 37 do 2º (sem nota)); 11. Oscar (6) (7. Lucas 10 do 2º (6,5)), 10. Neymar (5) e 19. Hulk (5,5) (5. Fernando 27 do 2º (6)); 9. Fred (6,5) (21. Leandro Damião 33 do 2º (5)). Técnico: Luiz Felipe

Banco: 1. Jefferson, 22. Diego Cavalieri, 5. Fernando, 8. Hernanes, 23. Jádson, 13. Jean, 15. Dante, 21. Leandro Damião, 7. Lucas, 6. Marcelo, 16. Rever, 20. Bernard

INGLATERRA: 1. Hart (6,5), 2. Johnson (6,5) (16. Chamberlain 16 do 2º (7)), 5. Cahill (5,5), 6. Jagielka (5,5) e 3. Baines (5) (12. Ashley Cole 30 do 1º (6)); 7. Jones (6); 9. Walcott (6,5) (15. Rodwell 37 do 2o (sem nota)), 4. Carrick (6), 8. Lampard (6,5) e 11. Milner (7,5); 10. Rooney (7). Técnico: Roy Hodgson

Banco: 13. Forster, 18. Alex McCarthy, 16. Chamberlain, 12. Ashley Cole,Welbeck, 15. Rodwell, 17. Defoe, 14. Lescott

Retirado de: Blog do PVC – Globo Esporte

Equipe Gávea News

View Comments

  • Reconheço que o Flamengo construir um estádio é impensável no momento. Sobre o Maracanã, o que eu penso é que ele foi mutilado. Fizeram um estádio europeu para um povo que não é europeu. Tudo é mais caro. O povo mais humilde e de baixa renda não tem condições de frequentar. Tenho muita saudade das monumentais arquibancadas, com capacidade aproximada de 100.000 pessoas. Das dezenas e dezenas de bandeiras colorindo o anel. Da geral, com capacidade de aproximadamente 35.000 pessoas, com todo aquele povo humilde e feliz com o seu time. Das cadeiras azuis, com capacidade de aproximadamente 28.000 pessoas. O Maracanã atual tem algumas poucas vantagens, como por exemplo, conforto. Conforto esse que não me fazia falta nenhuma naquela época. Eu olho para a torcida que frequenta hoje o Maracanã e vejo 90% de classe média para cima. Que saudade da festa na entrada em campo. Olho hoje e até conto nos dedos das mãos as bandeiras. Sou saudosista sim. Avante Flamengo.

  • Quem pede por estadio próprio mostra uma infantilidade muto grande... parece um bando de nutella brincando de lego, kkkk É muito bacana essa historia de estadio pronto, mas na pratica é vc arrumar um caminhao de problema... Onde tem terreno vago no Rio ?? So la no meio do mato... Onde vcs vão arranjar quase 1 bilhão para comprar terreno e construir o estadio ?? E as licenças, burocracias e politicagens diversas q vão inventar p atrasar a obra, vcs acham q não vai rolar, ainda mais no Rio ?? Maracaná esta prontinho, melhor localização do Rio, com ônibus abundante, Trem e Metro na porta... EM 2019 deu um baita lucro ao clube mostrando q se for bem administrado é muito viável sim... E o clube assumindo de vez, ficara ainda melhor com as obras de melhoria q inclusive levara a capacidade para quase 95 pessos !! ACORDEM !!!

  • Hoje o Maracanã é Bonito é Bonito e somente isso... bonito... perdeu e essência da verdadeira torcida.. Quando fizeram a reforma para o Panamericano, q colocaram as cadeiras em todos os setores, foi muito bom, excelente. O Mataca estava EXCELENTE... ia ver o MENGÃO e bebia minha cerveja gelada e meu lugar estava lá é meu lugar estava sempre la... gostava de ver a arquibancada e a torcida do FLAMENGO FLAMENGÃO MENGOOOOO.

  • Concordo com o Barreto. Estádio próprio já. Maraca apenas até o novo ficar pronto.

  • Como JJ falou, o Flamengo diz que manda mas nada manda no maracanã, pois o gramado é castigado e a diretoria do fla nada fala. Vasco quando quer, joga lá e flu tem uma parceria mentirosa, não paga nmetade da manutenção do maracanã por mês (R$ 1 milhão) e ainda querem uma concessão fajuta de 35 anos. Para dizer que é donodo maraca e não sermos nada, absolutamente nada, tratem de se preparar para um estádio próprio, isso sim. SRN

Recent Posts

A declaração de Rafael Paiva sobre a torcida do Vasco

Depois da terceira derrota seguida, a torcida vascaína perdeu a paciência e deixou São Januário…

5 minutos ago

Ídolo do São Paulo faz previsão envolvendo o Botafogo

O Botafogo enfrenta uma sequência decisiva nesta reta final de temporada, buscando consolidar sua posição…

10 minutos ago

São Paulo deverá ter saída de três jogadores em 2025

Jogadores não se encaixam em esquema de Zubeldía e devem deixar o clube Pensando no…

15 minutos ago

Cinco brasileiros estão entre melhores jogadores do século

A rádio inglesa “Talksport” elegeu os 25 melhores jogadores de futebol do século 21 e…

20 minutos ago

Veja o que o técnico do Nottingham Forest falou sobre Murillo

Nuno Espírito Santo, técnico da equipe do Nottingham Forest, não recusou elogios a Murillo, zagueiro…

25 minutos ago

Ele jogou com Vini Jr. no Flamengo, catou latinhas, deu a volta por cima e hoje é destaque na Europa

Alexsandro Ribeiro é dono de mais uma das emocionantes histórias de superação que permeiam o…

30 minutos ago