Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)
Na tarde da última quinta-feira (18 de junho), o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória que promove alterações significativas nos direitos de transmissões das partidas de futebol dos clubes brasileiros. E diante de tais alterações, muitas dúvidas surgiram. E durante uma entrevista concedida para o canal Barbaridade, o gerente jurídico de futebol do Flamengo, esclareceu algumas dúvidas e detalhou como o clube será impactado:
— Essa medida provisória veio para regular essa situação do direito de arena. A Lei Pelé, no artigo 42 dela. O direito de arena é a questão de transmissão dos jogos de futebol, mas serve para todas modalidades. O detentor do direito de arena, não era direto. A emissora de televisão tinha que entrar em comum acordo com os dois clubes pela transmissão.
— A grande alteração, é que quem passa a ser o dono desse direito, é o mandante da partida. O Bangu tem contrato contrato com a Globo, se ela quisesse, poderia transmitir. Isso eu considero positivo. Antes você não tinha transmissão, eu ia aos jogos com meu pai, voltava e via na TV Educativa o VT. Não tinha o ao vivo para não tirar o público do estádio.
— A medida provisória tem força de lei, ainda vai ser votada no congresso nacional. São 60 dias de duração e previsa dessa votação. Se ela não for votada, ela tranca a pauta e por isso é votada como medida de urgência. Acho positivo no primeiro momento para mensurar a questão da torcida. Tem briga por qual clube ganha mais, tem Flamengo e Corinthians como exemplos. Talvez no futuro, os clubes possam negociar em conjunto o formato de liga.
— Na MP, quando não há um mandante, um jogo de final. Os dois clubes precisam entrar em comum acordo, como era a sistemática antiga da lei Pelé.
— Se você tem um contrato firmado, onde você cede os direitos de transmissão, certamente você tem que cumprir o contrato. Encerrado esse contrato, aí você tem a liberdade, a não ser que você quebre, pagando algum tipo de multa rescisória. Tem que estudar se é interessante pagar esse valor, se o serviço de streaming vai pagar mais? Tem que ser analisado.
Jogador francês sentiu dores contra o Ceará Na última terça-feira (15), o Vasco entrou em…
A investigação da Polícia Federal sobre Bruno Henrique, jogador do Flamengo, ganhou grande visibilidade após…
O Fluminense ainda nem entrou em campo na Copa do Mundo de Clubes da Fifa,…
O São Paulo atravessa um dos piores começos de Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Esse…
Em um momento delicado na temporada, o Santos busca reencontrar o caminho das vitórias no…
O atacante Dudu, um dos principais reforços do Cruzeiro para a temporada de 2025, tem…
View Comments
Como tem pessoas sem educação, aqui!!
Como tem bobo aqui, meu Deus ! Não importa o tempo, o mais importante é essa MP passar no congresso e virar lei definitiva. porem entendam :
1o. O FLA no Carioca NÃO assinou com a GLOBO-LIXO nem com ninguém, então com a nova MP poderá sim passar os jogos dele na internet em que ele for o MANDANTE !!
2o. O FLA no Brasileirão assinou com a GLOBO-LIXO até 2022 (ou 23 não tenho certeza) e portanto só estará livre p passar seus jogos depois disso... não ha problema, o clube vai cumprir o contrato e vai esperar p ter a liberdade de escolha depois desses 2 anos !
Contrato com Globixo vai até 2024.🤙🏽
Já é um passo para sair da monopolização de emissora
Afinal, sem enrolação: vai poder passar o jogo de domingo ou não vai????
Resumindo, não vamos ver jogos do Flamengo no campeonato carioca, se contente com o rádio.
Pessoal a questão é a seguinte o Flamengo não tem contrato com a Globolixo certo, e quando ele for o mandante ele poderá transmiti seu jogos. Exemplo: O próximo jogo com o Boa vista poderemos passar na Fla TV e vender também caso queira. Acho muito interessante vender por exemplo para a Band e coloca em contrato o direito de transmissão pela Fla TV. Isso seria excelente.
É isso mesmo, acho que 2 plataformas seriam mais interessante pro torcedor. Tem cidades do interior com péssima internet ainda, o Mengão está lá e um canal de tv aberta poderia levar os jogos para este torcedor.
O problema é que a MP não pode retroagir no tempo. Se já foi assinado um contrato com o Boavista, por exemplo, o que vale é esse contrato e não a MP. Só que o mando de campo é do Flamengo no próximo jogo e ele não assinou contrato com a Globo. É um imbróglio jurídico daqueles! Será que o Flamengo vai querer topar essa briga e transmitir o próximo jogo? Vai valer pagar a multa para um jogo sem muita expressão? Custo a crer! A Globo vai ficar na arquibancada esperando!
Contrato que o Boa Vidta assinou com a Globo é cedendo a Globo o direito de transmissão da parte do Boa Vista, pela Lei anterior a Globo precisaria fechar com as duas equipes, pela nova Lei o direito passa a ser do clube mandante, então por exemplo se o mando é do Boa Vista é o Boa Vista tem contrato com a Globo, a Globo faz o que lhe convir com a transmissão, mas se o mando é do Flamengo e este não tem contrato com ninguém o Flamengo faz o que lhe convir com a transmissão.
O Flamengo como mandante pode TRANSMITIR ou vender os direitos para a propia Globo ou outra emissora sim, se a Globo não reconhece a MP que vá a trás dos seus direitos, porém será uma briga sem fim... a MP é lei provisória sim mais está valendo!
Não foi explicitada a situação do carioca. O flamengo poderá transmitir seu jogo como mandante ou prevalece o contrato que a Globo tem com a federação pela compra dos direitos do campeonato. Queremos ver o Mengão jogar.
Não é isso, a Globo tem contrato com a federação, e comprou todos os direitos, televisivos do carioca.
Por isso o Flamengo não passa, a não ser que pague a Globo.
Não existe contrato da emissora com a federação, contrato é com os clubes. Federação não entra nessa disputa/questão/imbroglio...
Foi sim. O FLAMENGO tem duas saídas: fecha com a Globo ou rescinde o contrato pagando a multa rescisória. E pelo que disse , eles vão analisar proposta pra ver se outros corpos pagam um valor que compense a rescisão.
No Carioca o Flamengo não tem contrato com a Globo então não há recisão. Eu só não entendi se pelo contrato do boa vista com a Globo se o Flamengo pode ou não transmitir o jogo
Pela MP Flamengo transmite o jogo, essa é a principal mudança. AGlobo permanece com direitos de transmissão dos clubes que assinaram com ela, quando estes clubes forem os mandantes dos jogos.
Mais enrolação vergonha quem paga é a torcida, acerta logo isto para podermos assistir novamente