A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro obteve uma liminar judicial na noite desta sexta-feira que obriga a Rede Globo a cumprir o contrato vigente com o Campeonato Carioca e transmitir as semifinais e a final da Taça Rio, que irão acontecer neste fim de semana. A informação foi divulgada pela ESPN e confirmada pelo portal ‘Lance’.
Segundo a liminar concedida pelo juiz titular Eunice Bitencourt Haddad da 24° Vara Cível do Rio de Janeiro, a Rede Globo terá que “exibir os jogos da semi-final e final da Taça Rio e a final do Campeonato Estadual da Séria A de Profissionais da Temporada 2020”. Caso não cumpra, a emissora terá que pagar uma multa de R$ 5 milhões por partida não transmitida.
A decisão contesta os argumentos da Globo, que anunciou a ruptura do contrato após a decisão do Flamengo em exibir a partida contra o Boavista no Youtube. Segundo a decisão do juiz, a FERJ não pode ser responsabilizada pela decisão do Flamengo, que não tinha contrato com a emissora, em transmitir o jogo pelo seu canal no Youtube.
— Não se pode atribuir à Federação a responsabilidade pela transmissão do jogo, e pela violação à cláusula de exclusividade. Pois, repito, a partida foi transmitida em razão da edição da Medida Provisória e após decisão judicial que indeferiu pedido das rés (Globo) no sentido da não transmissão.
Nesta semana, a Rede Globo anunciou que estaria rescindindo o contrato de direitos de transmissão do Campeonato Carioca por uma ruptura na cláusula de exclusividade. A emissora afirmou que faria o pagamento referente aos jogos de 2020, mas que não iria transmitir a reta final do campeonato.
Procurada pelo ‘Lance’ para um posicionamento sobre a liminar obtida pela FERJ, a emissora declinou.
— A Globo não comenta casos sub judicie – afirmou o comunicado enviado pela Comunicação da Globo.
Retirado de: Lance