A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) emitiu uma nota oficial nesta quinta-feira (09 de julho) para confirmar o calendário do restante da temporada brasileira com jogos no fim do ano e poucos períodos de descanso para a maioria dos times da Série A do Campeonato Brasileiro, que será disputada entre os dias 9 de agosto de 2020 e 24 de fevereiro de 2021.
Com a disputa da Copa do Brasil de forma paralela, serão apenas 6 meios de semana livres até fevereiro: um em novembro, três em dezembro e dois em janeiro. As tabelas serão mantidas conforme originalmente publicadas, com o detalhamento das datas e horários com divulgação prevista para a próxima semana.
O pouco espaço no calendário em decorrência da interrupção por causa da pandemia do novo coronavírus também trouxe novidades para o período de festas, que nos últimos anos coincidiam com as férias.
As semifinais da Copa do Brasil, por exemplo, serão disputadas perto do Natal e do Ano Novo, em 23 e 30 de dezembro. Haverá rodadas da Série A em 27 de dezembro de 2020 e 3 de janeiro de 2021.
Veja os pontos principais do calendário nacional:
- A Série A do Brasileirão será disputada entre os dias 9 de agosto de 2020 e 24 de fevereiro de 2021
- As 11 datas restantes da Copa do Brasil serão disputadas entre 26 de agosto de 2020 e 10 de fevereiro de 2021
- Série B do Campeonato Brasileiro irá de 8 de agosto de 2020 a 30 de janeiro de 2021
- Série C será disputada em 26 datas, de 9 de agosto de 2020 a 31 de janeiro de 2021
- A Série D tem previsão de início em 6 de setembro, com encerramento no dia 7 de fevereiro
Copa do Nordeste
Já a Copa do Nordeste, regional que também é organizado pela CBF, será retomada no dia 21 de julho com a disputa da última rodada da primeira fase. As quartas de final e semifinais serão disputadas em jogo único, com a decisão em duas partidas, nos dias 1º e 4 de agosto. Os jogos terão como sede única o Estado da Bahia.
Eliminatórias
No calendário divulgado hoje, a CBF ainda mantém projeção de seis datas de Eliminatórias para 2020: 3 e 8 de setembro, 8 e 13 de outubro e 12 e 17 de novembro. Os calendários de futebol feminino e de base serão divulgados posteriormente pela entidade.
A Conmebol ainda não divulgou o calendário revisado da Libertadores e Copa Sul-Americana, o que pode provocar coincidências de datas com o calendário nacional. Segundo a CBF, as datas destas competições serão “informadas oportunamente pela entidade”.
Retirado de: UOL